Vivemos uma era de rápidas transformações impulsionadas pelo avanço da tecnologia, do conhecimento e da circulação de informações. Atenta a esse cenário, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, nesta terça-feira, 22 de abril, a live “Precisamos falar de Educações: a distância, híbrida, presencial, com inteligência artificial e…”. A palestra faz parte do Programa de Formação Docente da Instituição e será transmitida ao vivo a partir das 16h, no canal do YouTube.
A convidada é a professora da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Adriana Rocha Bruno, que fundou o Grupo de Pesquisa Aprendizagens em Rede (Grupar), ainda enquanto era docente da UFJF. Segundo ela, o encontro pretende fomentar o debate sobre os múltiplos formatos e concepções de educação na atualidade, especialmente no contexto das docências na cultura digital.
“Compreendemos que não se pode falar e praticar educação apartada desta cultura que nos constitui e nos atravessa”, afirma. “No entanto, precisamos também debater sobre os desdobramentos trazidos por esses dispositivos culturais — nos formatos híbridos, remotos e presenciais, mas também sobre as inteligências artificiais generativas.”
Durante a palestra, Adriana pretende apresentar dados e reflexões de suas pesquisas, mas adianta que a intenção é promover um espaço de diálogo com os participantes. “Destaco a importância deste espaço construído pela UFJF para os docentes, pois é muito relevante que professores universitários tenham acesso às discussões sobre as docências na cultura digital e também sejam ouvidos em suas experiências.”
O programa pretende trazer os temas de maior interesse dos docentes, apontados por pesquisa realizada pela Pró-Reitoria de Graduação. A primeira atividade aconteceu em março e as próximas serão divulgadas em breve.
