A mesa da cerimônia foi composta, da esquerda para a direita, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Isabela Veiga, a reitora da UFJF, Girlene Alves, e o secretário-geral da Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes), Leonardo Pina (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deu posse nesta quarta-feira, 16, a 29 novos servidores que irão reforçar o quadro da instituição. A cerimônia, que ocorreu no Anfiteatro das Reitorias, contemplou a nomeação de 27 docentes e dois técnico-administrativos em Educação (TAEs). Os profissionais reforçarão equipes nas faculdades de Administração e Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia, Letras, Medicina, Odontologia, além dos institutos de Ciências Humanas (ICH) e Ciências Exatas (ICE).

A reitora da UFJF, Girlene Alves, deu as boas-vindas aos novos servidores e agradeceu aos empossados por escolherem a instituição. Em seu discurso, destacou a importância de celebrar conquistas e valorizar o empenho coletivo no processo educacional. Para ela, o reconhecimento aos docentes, técnicos e seus familiares é essencial para fortalecer o senso de pertencimento e consolidar a comunidade acadêmica.

“Parabéns a cada um de vocês, especialmente aos familiares. O processo de um concurso público dentro de uma universidade é solitário. Mas na solidão, a gente ganha um suporte, e a família deve celebrar esse momento. Esperamos que vocês contribuam para que esta instituição seja mais fortalecida, reafirmando seu papel de transformação de vidas por meio da produção de conhecimentos e saberes capazes de mudar a vida das pessoas.”

Confira todas as fotos da cerimônia.

Realização da docência 

Diogo Barbosa recebe o documento de posse, acompanhado pela gestão da UFJF e pela direção da Faculdade de Enfermagem (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Entre os servidores empossados, alguns compartilharam suas trajetórias e expectativas em relação à nova etapa profissional.

Diogo Jacintho Barbosa conquistou o primeiro lugar no concurso para a vaga de professor no Departamento de Enfermagem Aplicada, da Faculdade de Enfermagem da UFJF. Natural do Rio de Janeiro, ele compartilhou a surpresa e a alegria com o resultado do processo seletivo. “Estou muito feliz por estar aqui e por ter alcançado algo que sempre desejei. Já lecionava em instituições particulares, mas agora tudo é muito novo para mim, por estar em uma universidade federal. Ainda assim, minhas expectativas são as melhores, especialmente no que diz respeito à contribuição com o ensino e a pesquisa”, afirmou.

Luis Alberto recebe o documento de posse, acompanhado pela gestão da UFJF e pela direção do curso de Matemática (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

O mais novo docente do curso de Matemática, Luis Alberto Santisteban, é natural do Peru. Formado em seu país de origem, o professor é mestre pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Antes de tomar posse como professor da UFJF, lecionou como substituto na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Sempre dei o meu melhor em todos os lugares por onde passei, tanto no aspecto acadêmico quanto pessoal. Já tenho experiência em sala de aula, na comunicação com os alunos, colegas e professores. O professor está aqui para ajudar academicamente, culturalmente e pessoalmente. Escolhi a UFJF por estar em Minas Gerais, um lugar que amo muito.”

Nova docente, Tatiana Dornelas, recebe o documento de posse, acompanhado pela gestão da UFJF e pela direção do curso de Administração e Ciências Contábeis (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Natural da cidade de São Paulo, Tatiana Dornelas está empolgada para trabalhar na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF. Mestre em Administração pela própria instituição, a nova servidora sempre teve como foco o concurso da Universidade, apesar de já ter atuado por 12 anos em instituições privadas. Agora, segundo a docente, os próximos passos são dar continuidade a um trabalho transformador para a sociedade: a educação.

“Estar aqui hoje é a realização de um sonho. Na verdade, a concretização de um sonho. Porque são muitos anos de estudo: mestrado, doutorado, concursos e tudo mais. Então, é realmente a concretização de uma trajetória longa. Vamos continuar trabalhando com projetos de pesquisa e extensão, mostrando a esses jovens que eles podem entrar no mercado de trabalho e também despertando neles o interesse pela pesquisa, para termos bons docentes e pesquisadores no futuro.”

O novo docente, Luiz Carlos de Souza, recebe o documento de posse, acompanhado pela gestão da UFJF e pela direção do curso de Psicologia (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Egresso do curso de Psicologia da UFJF e agora empossado como docente do mesmo curso, Luiz Carlos de Souza celebra a conquista de finalmente realizar o sonho de lecionar na instituição. Ele conta que sua inspiração pela docência surgiu enquanto era aluno, e que, através de seus professores, o interesse pela sala de aula se tornou cada vez mais presente. “Não prestei concurso para nenhuma outra instituição. Eu só queria estar aqui, porque esse sempre foi o meu sonho. Agora, quero colocar em prática tudo aquilo em que acredito para os meus alunos.”

A cerimônia de posse contou com as presenças da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Isabela Veiga, do secretário-geral da Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes), Leonardo Docena Pina, além dos diretores das faculdades e departamentos contemplados com os novos servidores.