O Memorial da República Presidente Itamar Franco, órgão da Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está lançando o projeto Gavetas na Memória, uma nova experiência de mediação cultural voltada para turmas escolares, estudantes e demais grupos. A iniciativa, desenvolvida pelo Setor de Educação e Difusão Cultural da Instituição, tem como objetivo estimular o diálogo e a reflexão sobre o patrimônio histórico a partir de uma abordagem interativa baseada na Educação Patrimonial.

Projeto convida a um mergulho nas exposições, por meio de quatro gavetas temáticas, cada uma delas propondo um roteiro exclusivo de visitação (Foto: Twin Alvarenga)

Inspirado na metáfora da memória como um arquivo de gavetas – conceito presente na obra do poeta Murilo Mendes –, o projeto convida a um mergulho nas exposições, por meio de quatro gavetas temáticas, cada uma delas propondo um roteiro exclusivo de visitação. Durante a experiência, os grupos têm a oportunidade de dialogar sobre temas como a trajetória de Itamar Franco, a República Brasileira, a formação histórica de Juiz de Fora e a implementação do Plano Real – tudo por meio de objetos, documentos, fotografias e exibições audiovisuais.

O projeto é resultado de anos de pesquisa e trabalho no Memorial, como destaca o supervisor do espaço, Tarcisio Greggio. “Em 2024, nossa equipe realizou reuniões com as direções do Centro de Ciências e do Jardim Botânico para entender suas estratégias de atendimento aos visitantes, especialmente o sistema de agendamento on-line, que facilita o acesso de escolas e grupos. A tecnologia foi adaptada ao Memorial, fortalecendo sua conexão com outros espaços da Universidade. Enquanto o Jardim Botânico foca na Educação Ambiental e o Centro de Ciências, na Científica, o Memorial se dedica à Educação Patrimonial”, explica.

Portas abertas
As visitas são gratuitas e incluem um percurso completo pelas exposições, com acompanhamento dos educadores do Memorial. Além disso, cada roteiro conta com uma atividade prática, estimulando conexões entre o conteúdo apresentado e o repertório dos participantes. Os grupos percorrem os espaços expositivos e participam de ações educativas que incentivam a construção coletiva do conhecimento.

Para participar, um responsável pelo grupo deve realizar agendamento prévio no novo site do Memorial, acessível na aba “Escolas e Grupos”. A iniciativa é destinada a turmas escolares a partir dos anos finais do Ensino Fundamental e a grupos organizados, com mínimo de 15 e máximo de 40 participantes. Após a inscrição, a escola recebe um e-mail de confirmação e as orientações detalhadas sobre a visita.

Horários
Os seguintes dias e horários já estão disponíveis para agendamentos:
Turnos diurnos (até 40 estudantes mais cinco professores/acompanhantes):
Terças-feiras, das 10h às 12h; e quintas-feiras das 14h às 16h. 

Turnos noturnos (até 25 estudantes mais dois professores/acompanhantes): nas duas primeiras quartas-feiras do mês, das 18h às 20h30.

Aventura do conhecimento
Além de ser um espaço rico em história e cultura, o Memorial busca viabilizar experiências que valorizem o pensamento crítico, a troca de saberes e o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem. As quatro gavetas temáticas disponíveis são:
– A minha memória do presidente – A vida e trajetória política de Itamar Franco:
– Qual República imaginamos? – Narrativas histórico-culturais da República Brasileira;
– Essa cidade é minha também – História e patrimônio cultural de Juiz de Fora”;
– “Quanto vale o dinheiro? – História da moeda na República e o Plano Real”.

De acordo com Laura Kasemiro, do Setor de Educação e Difusão Cultural do Memorial, o objetivo do Gavetas na Memória é possibilitar um olhar de explorador diante do patrimônio cultural, incentivando o participante a pensar e a interpretar o espaço do Memorial. Assim, a intenção é criar um ambiente propício para refletir sobre a memória e suas implicações na realidade, indo além da memorização de fatos históricos.

Outras informações
Memorial da República Presidente Itamar Franco – Rua Benjamin Constant, 760 – Centro, Juiz de Fora/MG;
Horários: Terças-feiras: das 10h às 12h | Quintas-feiras: das 14h às 16h / Nas duas primeiras quartas-feiras do mês: das 18h às 20h30
Público: Escolas e grupos organizados (mínimo de 15 e máximo de 40 participantes)

Agendamento: Disponível via formulário on-line: https://www2.ufjf.br/memorialitamarfranco/visitacao/escolas-e-grupos/

Site e contato
https://www2.ufjf.br/memorialitamarfranco/
cultura.memorial@ufjf.br