Atualizada em 12 de março de 2025, às 17h13

Grupo visa proporcionar uma vivência mais informada e consciente sobre gestação, parto e pós-parto (Foto: arquivo pessoal)
Entre o primeiro teste positivo, os primeiros movimentos do bebê e o choro que marca o início de uma nova vida, existe um longo caminho de descobertas, medos e transformações. Para muitos, contar com o apoio de outros pode fazer toda a diferença. Pensando nisso, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está oferecendo, por meio da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar (Cossbe), em parceria com o Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem, o grupo “Luz de Betânia”. O grupo é destinado a estudantes e servidoras gestantes e puérperas da instituição.
Com encontros quinzenais, às quintas-feiras, das 9h às 11h30, na Faculdade de Enfermagem, o grupo visa proporcionar uma vivência sobre gestação, parto e pós-parto. As participantes contam com diversas atividades, como práticas de yoga, rodas de conversa, meditação, piqueniques e dinâmicas de relaxamento, promovendo um espaço de acolhimento e troca de experiências. Interessados em participar do grupo devem entrar em contato pelo e-mail luzdebetania.ufjf@gmail.com. As inscrições são contínuas.

Inspirada pela própria experiência na gestação, Fernanda Mazzoni compartilha a importância de grupos como o Luz de Betânia para apoiar mulheres, bebês e suas famílias (Foto: Twin Alvarenga)
Fernanda Mazzoni, enfermeira da Cossbe, explica que a criação do grupo foi inspirada em sua própria experiência durante a gestação. “Eu tive a oportunidade de participar de um grupo muito parecido com o Luz de Betânia durante a minha gestação e foi muito benéfico. Nessa experiência eu pude perceber a importância e a força desses grupos para a mulher, esse bebê que chega e a família envolvida, então buscamos reproduzir essa experiência para outras mulheres, dentro das nossas atividades na saúde do trabalhador.”
O nome “Luz de Betânia” é uma homenagem póstuma à enfermeira Betânia Maria Fernandes, ex-professora da Faculdade de Enfermagem, falecida em dezembro de 2019. Betânia foi uma grande militante da causa da humanização do nascimento e autora do projeto do Centro de Parto Normal-Casa de Parto.
Outras informações
(32) 2102-3575 – Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar – Cossbe
luzdebetania.ufjf@gmail.com
