VII Encontro de Administração Política 2 Foto Alexandre Dornelas

Abertura ocoreu no anfiteatro de Estudos Sociais (Foto:  Alexandre Dornelas)

Contextualizando com o conturbado momento político vivido pelo Brasil – em especial pelo depoimento da presidente afastada Dilma Rousseff no Senado Federal sobre o processo de impeachment, no mesmo dia, 29 -, teve inicio o VII Encontro de Administração Política na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Na abertura do evento, que termina amanhã, 31, foi realizada a assembleia de fundação da Sociedade Brasileira de Administração Política e, em seguida, ocorreu palestra com o professor de Relações Internacionais da Universidade do Itajaí, Daniel da Silva.

O professor  do Departamento de Ciências Administrativas da UFJF e um dos organizadores do encontro, Elcemir Paço, ressaltou a a importância dos passos dados nesta fundação: “O movimento começou por volta de 2010, e de lá pra cá vem incorporando vários pesquisadores no Brasil, estudantes e profissionais. E por algumas questões foi neste ano que a gente conseguiu de fato a fundação dessa associação”. O período da tarde foi destinado à resolução de formalidades acerca do estatuto da sociedade.

Economia e crise

“Economia Política Brasileira e a Crise do Sistema Político Petucano” foi o tema da palestra ministrada pelo docente Daniel da Silva, que também é membro do Instituto de Estudos Latinos Americanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele discorreu sobre uma série de conjunturas históricas brasileiras, como o Plano Real e as manifestações de junho de 2013, aliando isto a um cenário externo, como as alianças do Brasil na América Latina e a constituição do bloco Brics, em uma visão crítica ao sistema político-administrativo nacional.

Paço ressaltou que o público correspondeu à expectativa no primeiro dia, com cerca de 150 presentes. A programação segue no Anfiteatro de Estudos Sociais nesta terça-feira, tendo inicio às 8h, contando com oficinas, exposição de painéis e apresentação de trabalhos. O encerramento se dá às 20h da quarta-feira em uma conferência no mesmo anfiteatro.

Foco no interior

É a primeira vez que o Encontro de Administração Política é realizado em Juiz de Fora. Segundo Paço, as escolhas têm grande importância no movimento: “Escolher cidades do interior permitem a facilidade de acesso da comunidade acadêmica e regional”. A primeira edição realizada no Sudeste foi em 2015, em Niterói (RJ). Até então, somente cidades do interior do Nordeste haviam sediado os encontros.

Confira a programação completa do VII Encontro de Administração Política