Série_Ainda te quero verde_Papel e argila 2 Foto Divulgação

Escultura confeccionada em papel e argila (Foto: Divulgação)

“Ainda te quero verde”, exposição da artista plástica Semea Kemil, será aberta nesta terça-feira, dia 30, às 20h30, na Galeria de Arte, do Forum da Cultura, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A mostra reúne esculturas de parede confeccionadas em argila e papel, tendo a natureza como tema. As visitas poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até 11 de setembro. A entrada é franca

Formas da natureza

A preocupação com a preservação da natureza norteia as criações artísticas de Semea Kemil. Desde 2005, a artista plástica pesquisa sobre a utilização de materiais recicláveis na confecção de obras contemporâneas e ecologicamente corretas. Materiais que seriam descartados, como embalagens de cimento e cal, são higienizadas e reutilizadas na confecção de papier mâché. No trabalho de Semea, o papier mâché acrescido de argila dá origem ao paper clay, uma massa resistente que é transformada em esculturas.

A mostra “Ainda te quero verde” apresenta a série homônima composta por cinco obras combinadas em vários módulos, que reproduzem formas e elementos naturais. São esculturas de parede, modeladas em paper clay, pintadas com pigmentos naturais extraídos da terra. As obras ganham formas que instigam o imaginário e fazem alusão a algas, a galhos e a flores.

Com esse trabalho, a artista pretende despertar nos visitantes a reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente. “No contexto da obra surge uma reflexão crítica ao conceito de liberdade individual, questionando o compromisso de cada um de nós em relação ao planeta que habitamos”, destaca Semea Kemil.

A artista

Graduada em Artes Plásticas pela UFJF, já realizou mostras individuais e também participou de coletivas, em Juiz de Fora e em outras cidades como São João Del Rei, Campo Belo, Belo Horizonte, Barbacena, Tiradentes, Ouro Preto, Viçosa, São Tiago e Vila Velha.

A primeira fase de sua carreira foi dedicada à pintura abstrata. A partir de 2005, iniciou pesquisa com materiais recicláveis, interessando-se por essa nova abordagem. Desde então, cria obras em papier mâché e paper clay dando forma contemporânea e artística para a utilização desse material, construindo trabalhos que remetem às formas próprias da natureza, atualmente tão devastada pela inconsequência do homem.

O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)