A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) concluiu o primeiro dia de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2025. O exame foi aplicado neste sábado, 14, em cinco cidades: Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé, em Minas; e Petrópolis e Volta Redonda, no Rio de Janeiro. 

Veja aqui a cobertura fotográfica do Pism. 

De acordo com balanço divulgado pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), 7.836 candidatos não compareceram, o que representa 16,33% do total de inscritos. Juiz de Fora registrou 3.667 ausentes; em Governador Valadares foram 1.561; Muriaé teve 1.090; Petrópolis, 989; e em Volta Redonda, 529 candidatos faltaram. Já o total de concorrentes presentes nas cinco cidades foi de 40.138 pessoas.

Atualização: gabaritos, cadernos de prova e referências de correção do primeiro dia já estão disponíveis. 

Mais de 40 mil candidatos compareceram para fazer as provas em cinco cidades. Percentual de ausentes atingiu 16,33% (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Neste sábado, os candidatos dos módulos I e II fizeram provas objetivas e discursivas de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química. Já os candidatos do módulo III responderam a questões objetivas de Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática, além de questões discursivas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Literaturas e Sociologia. As disciplinas das provas discursivas variam de acordo com a área do curso escolhido pelo candidato. 

De acordo com o edital do Pism, o candidato que não comparecer a algum dos dias de prova está automaticamente excluído do processo. Aqueles que faltaram neste sábado podem realizar as provas do segundo dia, mas somente a título de experiência. O gabarito do primeiro dia será divulgado na manhã deste domingo no site da Copese. Já o gabarito do segundo dia será divulgado ainda no domingo. 

Dia tranquilo
O saldo final do primeiro dia de provas do Pism é de um dia tranquilo, sem muitas ocorrências. De acordo com o coordenador geral de Processos Seletivos, Diogo Tourino de Sousa, o resultado é ótimo. “A gente teve um primeiro dia de provas muito tranquilo, com problemas previstos, mas nenhuma intercorrência grave. Tivemos alguns casos de pessoas sem documento de identificação, previsto no edital, que não puderam fazer a prova; pessoas que se atrasaram e também pessoas que utilizaram aparelho eletrônico contra a recomendação. Foram pouquíssimos casos e esperamos que amanhã também seja tranquilo”, destacou. 

Primeiro dia de provas transcorreu sem intercorrências graves, apenas pequenos problemas já previstos, como esquecimento de documentos, atrasos e outros (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Saldo positivo também em relação à segurança e ao trânsito no campus da UFJF. Mudanças foram feitas em relação aos anos anteriores, que garantiram um fluxo melhor de veículos. Vinte ônibus urbanos extras entraram no campus nas proximidades do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) e depois ficaram estacionados na Praça Cívica. Ônibus intermunicipais também ficaram estacionados nas proximidades da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). 

“O trânsito fluiu bem, mesmo com a chuva no final do dia. A recomendação que a gente passa é que as pessoas, mesmo já sabendo os locais de prova, cheguem mais cedo, para evitar o trânsito mais intenso no momento da chegada. Neste primeiro dia, o saldo foi muito positivo”, afirmou o coordenador de Segurança da UFJF, Windson Mendes Carvalho. 

Reitora Girlene Alves enaltece o maior número de candidatos da história do exame e destaca número de pedidos de atendimentos especiais deferidos (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Desafio e satisfação
Para a reitora da UFJF, Girlene Alves, o alto número de candidatos inscritos no Pism – o maior da história – é um motivo de satisfação. “Significa que o nosso trabalho, que vem sendo realizado ao longo da história, tem mobilizado e despertado nos jovens o interesse de estudar na UFJF. E ao mesmo tempo em que nos sentimos muito valorizados por essa escolha, temos o desafio de oferecer um processo seletivo”, avalia. 

O alto número de pedidos de atendimentos especiais deferidos – mais de 700 – também é um ponto de destaque do processo, na avaliação da reitora. “É um elemento que sinaliza para a sociedade o compromisso da UFJF com a inclusão”, afirma a reitora, para quem esse é também um momento de agradecer a todos que participaram dos trabalhos para a realização do Pism. 

Orientações
O candidato deve apresentar via original, física ou digital, do documento de identificação indicado no requerimento de inscrição. São aceitos os seguintes documentos, desde que possuam foto: Carteira de Identidade (RG), Passaporte, Carteira de Trabalho (CTPS) e Carteira Nacional de Habilitação(CNH). 

Assim que chegar à sala de provas, o candidato deve guardar em embalagem própria, fornecida pelo fiscal de sala, seu telefone celular desligado e demais equipamentos eletrônicos também desligados, além de objetos pessoais como bolsas e carteiras. Se o candidato for encontrado portando algum aparelho eletrônico, ainda que desligado, será excluído do processo. Detectores de metais podem ser utilizados para a identificação de porte de objetos, aparelhos celulares e outros aparelhos eletrônicos de uso não permitido nos locais de prova. 

Para segundo dia de provas, neste domingo, recomendações são as mesmas, principalmente em relação a documentos e horário (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

“Revejam com cuidado o seu documento de identificação, esse é o problema mais grave que pode acontecer – esquecer o documento ou levar um documento que não é aceito. É importante que o candidato olhe e separe o documento com calma para que não corra o risco de perder o segundo dia de provas”, afirma Tourino. Outra recomendação é que os candidatos e seus familiares continuem a se dirigir aos locais de prova com antecedência. “Para que não corram o risco de atraso.”

Provas do domingo
Neste domingo, 15, os candidatos retornam às salas de aula para as provas do segundo dia. Postulantes dos módulos I e II respondem a questões objetivas e discursivas de Literaturas, Biologia, Física e História. Já os candidatos do módulo III respondem a questões objetivas de Física, Química, Geografia e História, além de questões discursivas de Física, Química, Geografia, História e Filosofia. As disciplinas das provas discursivas variam de acordo com a área do curso escolhido pelo candidato. 

De acordo com o coordenador geral de Processos Seletivos, Diogo Tourino de Sousa, a expectativa é de que segundo dia seja tão tranquilo quanto o primeiro (Reprodução UFJF)

Recursos
Pedidos de recurso relacionados às formulações das questões e aos gabaritos de cada prova dos três módulos podem ser solicitados pelo candidato na segunda-feira, 16, das 9h às 16h. O pedido deve ser realizado na Área do Candidato, por meio de formulário próprio, e será analisado somente se constarem as razões específicas para cada questão ou gabarito contestado. 

Em caso de anulação de questões, objetivas ou discursivas, por meio de recurso ou não, o ponto da questão anulada será adicionado à nota do conteúdo para os candidatos que fizeram aquela prova. O resultado dos recursos e o gabarito oficial serão divulgados até o dia 11 de março de 2025, no site da Copese. Após a decisão final, não cabe recurso. 

Resultado final
As notas das provas e o resultado final do módulo III serão divulgados, respectivamente, nos dias 20 de fevereiro e 11 de março de 2025. Já as notas das provas dos módulos I e II serão divulgadas em 16 de junho de 2025. O resultado final dos módulos I e II será realizado em 8 de julho de 2025. As informações serão disponibilizadas no site da Copese

Outras informações
copese@ufjf.br

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF