Em 2024, os debates sobre transformações sociais, políticas e culturais no mercado de trabalho estão em evidência. Temas como a redução da carga horária, lutas salariais e precarização das condições laborais ganharam destaque ainda maior, refletindo desafios estruturais do país. Três lançamentos recentes da Editora UFJF, pelo Selo Faac, abordam questões cruciais sobre o mundo do trabalho e suas relações com a sociedade brasileira. Cada um dos livros está disponível on-line, na íntegra e gratuitamente. 

“O canto da sereia? A educação superior como uma (im)possibilidade de mudança na trajetória profissional da ralé brasileira”
Dados do IBGE mostram que a taxa de desemprego entre profissionais com ensino superior é maior do que entre aqueles com apenas o ensino médio – um cenário que pode impactar na desistência de alunos em concluir um curso universitário. Na UFJF, a evasão de alunos teve aumento de 10% em 2024, conforme dados da Pró-Reitoria de Sistemas de Dados e Avaliação Institucional. Esse fenômeno, observado em todo o Brasil, reflete questões como dificuldades financeiras, desvalorização de diplomas e incertezas profissionais.

O livro “O canto da sereia? A educação superior como uma (im)possibilidade de mudança na trajetória profissional da ralé brasileira”, de Denis Alves Perdigão, Alexandre de Pádua Carrieri e Luiz Alex Silva Saraiva, examina a expansão do ensino superior e seu impacto em pessoas de camadas sociais mais baixas. Baseando-se na trajetória de cinco estudantes, a obra discute como fatores além do diploma, como o acesso a bens simbólicos, influenciam as possibilidades de ascensão profissional para pessoas das classes populares.

Segundo Perdigão, o livro “convida a refletir sobre a realidade social em que vivemos e, mais particularmente, sobre a injustiça da desigualdade social, que dificulta o acesso de uma parcela significativa da sociedade a uma vida mais digna e às oportunidades que poderiam proporcionar um futuro melhor”.

Clique aqui para acessar a obra

“Pessoas e organizações, vol. 3”
O impacto das condições laborais sobre a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores está no centro do livro “Pessoas e organizações, vol. 3”, organizado por Victor Cláudio Paradela, Frederico Azevedo Alvim Assis e Débora Vargas Ferreira Costa. A obra compila artigos apresentados no IV Simpósio de Estudos em Pessoas e Organizações, abordando temas como burnout, teletrabalho, assédio moral e desigualdade de gênero.

De acordo com Paradela, o livro oferece estudos conduzidos com rigor científico, mas acessíveis, facilitando a aplicação prática dos resultados no contexto corporativo. A proposta é estreitar as relações entre a academia e o mercado, promovendo boas práticas de gestão e discutindo desafios que afetam tanto a produtividade organizacional quanto a qualidade de vida dos trabalhadores. “São estudos recentes, atualizados e focados na realidade brasileira, destacando boas práticas que podem ser adotadas na gestão de pessoas, além dos desafios que precisam ser superados para aprimorar as relações de trabalho, contribuindo tanto para a qualidade de vida no trabalho dos funcionários quanto para a produtividade das organizações”, define o organizador.

Clique aqui para acessar a obra

“Relações de trabalho: padrões, desafios e enfrentamentos”
Seguindo a temática das condições de vida no trabalho, o livro do professor Angelo Brigato analisa as transformações históricas e contemporâneas das relações de trabalho no Brasil. A obra explora temas como flexibilização e precarização das condições laborais no contexto do sistema econômico global. “O objetivo consiste em problematizar as relações de trabalho no modo de produção capitalista em que vivemos, evitando a armadilha de naturalizar políticas e práticas de gestão que têm gerado consequências individuais, sociais e ambientais extremamente problemáticas”, explica Brigato.

O autor espera que a publicação “alcance todas as pessoas interessadas ou necessitadas em aprofundar-se na temática do trabalho e das relações de trabalho na sociedade e no modelo de sociabilidade em que vivemos. Nesse aspecto, seu impacto pode ser significativo, especialmente devido à sua distribuição gratuita e em formato digital, o que permite alcançar um público mais amplo”.

Clique aqui para acessar a obra

Outras informações
Confira todas as obras lançadas em 2024 pela Editora UFJF