O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deu continuidade à análise do Plano Individual de Trabalho (PIT) e do Relatório Individual de Trabalho (RIT), na tarde da última terça-feira, 3. A reunião, realizada no Anfiteatro das Pró-Reitorias, foi presidida pela reitora da UFJF, Girlene Alves. 

Os conselheiros seguiram com as discussões sobre cada artigo da minuta. Após a aprovação dos artigos de 1º a 6º nas reuniões passadas, foram aprovados os artigos 7º, 8º, 9º e parte do artigo 10. 

O artigo 7º trata da divulgação dos dados dos RITs. Primeiramente, a maioria dos conselheiros aprovou a existência do artigo, como proposto no texto original. Na sequência, o Conselho aprovou texto para o artigo que incorporou propostas de diferentes unidades acadêmicas. 

Na sequência, foi aprovado o artigo 8º. O texto afirma que o PIT e/ou o RIT que não forem apresentados pelo docente no prazo estabelecido, em razão de afastamento e/ou licença, deverão ser apresentados ao Departamento em até 30 dias após o retorno ao trabalho para aprovação pelo Departamento e pelo Conselho de Unidade, com publicação em até 30 dias após aprovação. 

Na sequência, os conselheiros votaram a favor da manutenção do artigo 9º, conforme disposto originalmente. O texto dispõe que nos casos em que o docente não preencher e/ou não enviar o PIT e/ou RIT no prazo estabelecido no calendário, o Departamento deverá reprovar os documentos por não apresentação. 

Por fim, foi aprovado trecho do artigo 10, que define os procedimentos cabíveis ao Departamento ou ao Conselho de Unidade, em caso de reprovação do PIT e/ou do RIT. Como a reunião não foi estendida por mais uma hora, como é permitido, a reitora Girlene Alves decidiu pela realização de uma nova reunião extraordinária para a continuidade das discussões sobre os demais artigos.