A Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza a partir desta terça-feira, 10, até o dia 12, a “II Semana do Francês”, que nesta edição comemora os 100 anos do primeiro manifesto do surrealismo. O evento conta com atividades culturais, aulas e palestras. Todas as atividades da programação são gratuitas. Interessados devem se inscrever por meio de um formulário online.
A Semana do Francês surgiu a partir da vontade de alunos da graduação em realizar atividades culturais ligadas ao francês, para além da sala de aula. A primeira edição teve como tema as literaturas francófonas, como são chamadas as produções literárias escritas em língua francesa e produzidas fora da França metropolitana. Com o sucesso do primeiro evento, a Faculdade de Letras, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e a Pró-reitoria de Extensão, prepararam uma nova edição.
Para o professor e coordenador do evento, Thiago Mattos, a semana é uma oportunidade de reflexão, além de servir para a integração da comunidade acadêmica. “Esperamos mostrar que o surrealismo ainda está vivo, produzindo seus efeitos de ruptura com os modos automáticos de viver e, portanto, capaz de revelar modos de reimaginar a vida. Nossa expectativa é repetir o sucesso de público da última edição e, principalmente, estabelecer laços com outras unidades acadêmicas. A Faculdade de Letras e todas as outras unidades da UFJF têm muito a dialogar em prol da formação acadêmica e cultural do corpo discente da Universidade e da comunidade externa da nossa região.”