Uma cerimônia no Anfiteatro das Pró-Reitorias da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) marcou o início do 30º Seminário de Iniciação Científica (Semic), na manhã da última segunda-feira, 9. Mais de 500 projetos de inúmeras áreas do conhecimento foram inscritos no evento, um dos principais do gênero no país. As atividades do Semic seguem até a quinta-feira, 12.
A participação ativa dos estudantes na edição deste ano do Semic foi destacada na mesa de abertura do evento, pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila de Faria. De acordo com a pró-reitora, houve uma grande mobilização acadêmica em torno de um trabalho feito de forma coletiva.
“Essa participação mobiliza os docentes de uma forma muito especial. Isso porque o envolvimento não está apenas na criação dos projetos, mas também na avaliação dos estudantes ao longo da construção do Seminário de Iniciação Científica”, avalia.
Também presente na mesa de abertura, o vice-reitor da UFJF, Telmo Ronzani, destacou a força da iniciação científica no processo formativo dos estudantes da UFJF. Na avaliação de Ronzani, a produção de conhecimento no processo formativo é um elemento fundamental para gerar capacidade crítica.
“A gente espera que nos próximos anos, o Semic seja ainda maior do que já é, não só pela qualidade do que é produzido aqui, mas também por conta da necessidade de haver divulgação científica. É um desafio que nós temos, não apenas de produzir, mas também de termos uma divulgação mais ampla”, refletiu.
A mesa de abertura do Semic também foi composta pela pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, Isabel Leite, e pelo coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa, Leonardo Goliatt. A cerimônia foi transmitida de forma simultânea para o campus avançado da UFJF em Governador Valadares.
Saiba mais: Seminário de Iniciação Científica acontece entre 9 e 12 de dezembro
Inteligência artificial e imagens microscópicas
A programação do 30º Semic na segunda-feira também contou com a realização de mesa redonda sobre a regulação da inteligência artificial e os desafios éticos e científicos na pesquisa. Participaram do debates os professores Sergio Negri, do Departamento de Direito Privado e do Programa de Pós-Graduação em Direito e Inovação da UFJF; e Tiago Torrent, do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística.
Por sua vez, a professora Rossana Melo, do Departamento de Biologia, ministrou a palestra “Imagens microscópicas: ciência, tecnologia e arte”. Com aplicação de microscopia eletrônica, a pesquisadora obteve imagens monocromáticas em escala de cinza e as colorizou utilizando ferramentas digitais. As imagens podem ser conferidas na mostra “A vida secreta das células imunes: arte inspirada pela ciência”, que inaugura a Galeria Hélio Fadel, localizada na Reitoria da UFJF.
Premiação para pesquisadores
Os trabalhos inscritos no Semic e expostos em pôsteres estão sendo avaliados por professores e pesquisadores de outras universidades. Apenas os dois trabalhos mais bem avaliados de cada área irão receber certificação específica. Além disso, os autores dos melhores trabalhos também serão convidados a publicar na Revista Principia.
Outras informações: Seminário de Iniciação Científica (Semic).