Uma experiência quase cinematográfica em uma história baseada na obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956). Essa é a tônica de “Infância Perdida”, espetáculo teatral de fim de ano do Núcleo de Adolescentes do Grupo Divulgação. Produto do projeto de extensão “Centro de Estudos Teatrais – Cursos e Oficinas”, a peça terá duas apresentações: nesta sexta-feira, 29, e no sábado, 30, no Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O espetáculo tem texto e direção de José Luiz Ribeiro, imortal da Academia Brasileira de Cultura (ABC).
A obra é baseada no poema “A infanticida Marie Farrar”, de Brecht. Na obra, é narrada a história de uma menina que, após parir um filho indesejado, mata a criança. De acordo com José Luiz Ribeiro, a adaptação mostra a história da menina antes e depois dos eventos narrados no poema do autor alemão.
“O espetáculo é quase cinematográfico: ele tem focos de luz em cada cena. Estou muito feliz de estar terminando esse projeto de uma forma muito rica. Houve um aprimoramento das pessoas. Vamos dar uma boa resposta”, avalia Ribeiro, que também é coordenador do Grupo Divulgação.
As atividades com o grupo de adolescentes que irá se apresentar começaram no primeiro semestre deste ano, no âmbito do projeto de extensão. Na primeira etapa do ano, foram trabalhados elementos como corpo, voz e improviso. Também foi realizado um pequeno espetáculo, no mês de julho. Com “Infância Perdida”, na avaliação da coordenadora do projeto de extensão e professora da Faculdade de Comunicação (Facom) da UFJF, os jovens também passam a ter um incremento em seu arcabouço cultural, ao terem contato com a obra de Brecht.
“Isso abre o campo de conhecimento deles, isso tudo reverbera na vivência escolar, no momento em que eles têm que apresentar trabalhos, quando eles passam a ter mais elementos de informação que possam utilizar no momento de uma redação”, exemplifica.
Ainda de acordo com Márcia Falabella, o projeto ultrapassa as fronteiras da cidade e chega a cidades da região, como é o caso de uma das alunas do projeto, moradora da cidade de Piau.
“Hoje temos um grupo de adolescentes muito heterogêneo. E uma vez que todo mundo está tão imerso no universo tecnológico, nas suas bolhas, o teatro dá a eles um convívio interpessoal, de laços de amizade. E eu acho que o teatro traz esse resgate de um elemento eminentemente humano e social”, finaliza.
O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio, 1.112, Centro.
Serviço
Peça: “Infância Perdida”, de José Luiz Ribeiro, baseado em obra de Bertold Brecht
Temporada: sexta, 29/11, e sábado, 30/11, às 20h
Local: Teatro do Forum da Cultura – Rua Santo Antônio, 1.112, Centro
Outras informações:
(32) 2102-6306 – Forum da Cultura da UFJF
Página do Grupo Divulgação no Instagram