Visita ao Centro Especializado de Reabilitação de Mantena (Foto: divulgação)

Estudantes do curso de Fisioterapia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) realizaram, na última segunda, 25, visitas técnicas a instituições da cidade de Mantena.

Acompanhados pelos professores Peterson Andrade e Ludimila Forechi, 35 discentes do sétimo e nono períodos conheceram os trabalhos desenvolvidos na empresa By Hare e no Centro Especializado de Reabilitação de Mantena (CER II).

De acordo com o professor Peterson Andrade, as visitas tiveram o propósito de promover a aprendizagem em um serviço de saúde de excelência do SUS e mostrar a realidade do processo produtivo de uma fábrica de camisas de diferentes marcas nacionais e internacionais. “No Centro de reabilitação, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer diferentes recursos terapêuticos usados por uma equipe de reabilitação e ao mesmo tempo o comprometimento da gerência e profissionais da fisioterapia e terapia ocupacional. Na empresa os estudantes conheceram as demandas ergonômicas (físicas, cognitivas e psicossociais) relacionadas com a produção de camisas”.

Visita à fábrica de roupas By Hare (Foto: divulgação)

A experiência extramuros da universidade agradou aos estudantes. Para Arthur Ferreira Esquírio, a visita à fábrica de roupas evidenciou a importância da fisioterapia do trabalho no ambiente industrial. “A linha de montagem, que demanda movimentos repetitivos, posturas prolongadas e trabalho em ritmo acelerado, é um cenário propício para o desenvolvimento de lesões ocupacionais, como distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho”.

Já a estudante Izabelle Rayder S. Oliveira destacou a estrutura oferecida aos pacientes pelo CER II. “A estrutura da instituição é de altíssimo nível, com instalações que permitem a realização de um trabalho inclusivo e especializado. Fomos muito bem recebidos e, particularmente, fiquei encantada ao conhecer os profissionais que atuam na instituição e o modo como trabalham de forma multidisciplinar. Eles demonstram grande competência técnica e um imenso comprometimento com o bem-estar dos pacientes”.

A percepção dos estudantes foi motivo de orgulho para os professores. “Este é o maior e melhor retorno que podemos ter com o exercício da docência. Agradeço aos gestores e profissionais da By Hare e CER II de Mantena por ter ofertado esta experiência inesquecível”, finalizou Peterson Andrade.