UFJF recebeu, somente em 2024, mais 27 estudantes estrangeiros de 18 países (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) subiu 318 posições em ranking das melhores universidades para receber estudantes estrangeiros, publicado pela organização Study Abroad. 

Na edição 2024 do ranking, divulgada no ano passado, a instituição mineira ocupava a posição de número 1.576 entre 8.027 universidades. No entanto, na versão 2025, mesmo com mais instituições de ensino superior avaliadas, a UFJF subiu para a colocação 1.258 entre 8.536 participantes de 82 países. 

Com a escalada, a UFJF passa a figurar no grupo de 15% das universidades mais bem avaliadas para receber estudantes internacionais. No ano passado, estava no rol de 20%. Somente em 2024, a UFJF recebeu 27 novos estudantes estrangeiros de 18 países. 

No país, a federal de Juiz de Fora é a 27ª mais bem colocada para  estudantes de outras nações. Em relação ao estado, está atrás apenas das federais de Minas Gerais (UFMG), na posição 536, e de Viçosa (UFV), na colocação 1.148. 

As três mais procuradas no mundo são, nesta ordem: Universidade Harvard (EUA), Instituto de Tecnologia Massachusetts (EUA) e Universidade Stanford (EUA). O ranking é realizado pela Study Abroad Aide, uma organização privada que oferece serviços a estudantes ao redor do mundo. 

Presença internacional

Diretor de Relações Internacionais da UFJF, Alexandre Cadilhe (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

O diretor de Relações Internacionais da UFJF, Alexandre Cadilhe, atribui o posicionamento da UFJF a diversos fatores, como a presença de pesquisadores e professores no exterior, que contribuem para tornarem conhecidas as ações e a reputação acadêmica da Universidade. 

A atração é reforçada ainda por programas conveniados, a aprovação de professores em editais internacionais e a participação institucional em redes e iniciativas nacionais, como o Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G), do Ministério das Relações Exteriores, voltado à oferta de graduação completa a estudantes de 74 países.

Outro destaque positivo em relação à UFJF, conforme Cadilhe, é a posição estratégica de Juiz de Fora, na interseção entre Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, sendo uma cidade com infraestrutura e custo de vida mais baixo do que em grandes centros. 

Outras informações:
Ranking de melhores universidades para estudantes estrangeiros 2025
Diretoria de Relações Internacionais
@driufjf

Siga a UFJF nas redes sociais
Instagram:  ufjf
X: ufjf_
Youtube: TVUFJF
Facebook: ufjfoficial
Spotify: ufjfoficial