O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) participou, na última segunda-feira, 11, do lançamento da coletânea com relatórios técnicos sobre a análise da situação de saúde e avaliação dos serviços de saúde produzidos por profissionais das vigilâncias em saúde e da assistência hospitalar municipais e macrorregionais de Minas Gerais (MG) e da saúde indigena em MG e Espírito Santo.
Coordenadora Geral do EpiSUS Fundamental, a professora Waneska Alexandra Alves, da UFJF-GV, explica que a coletânea do Programa de Epidemiologia de Campo da macrorregião Leste abrange a análise dos serviços de vigilância de doenças transmissíveis e não transmissíveis, agravos e investigação de surtos. “O material possibilita dar ampla divulgação às análises feitas, mas em especial, às recomendações feitas para os gestores dos três níveis de gestão do SUS, visando minimizar a morbimortalidade e o impacto negativo dos problemas investigados na qualidade de vida das pessoas que residem na região de Governador Valadares, Teófilo Otoni e nos territórios indígenas de MG e ES”.
A coletânea possui três volumes e é fruto do trabalho voluntário e colaborativo de representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares, Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e da UFJF-GV, como o estudante Brian dos Santos Marchi, do 5º período do curso de farmácia. “Fiquei responsável por toda a formatação do Compêndio Técnico do EpiSUS – GV, incluindo normalização, editoração, produção gráfica e finalização do conteúdo. A experiência foi incrível, com muitos aprendizados proporcionados pelo projeto. Além disso, tive a oportunidade de me aperfeiçoar nas técnicas de formatação”.
A coletânea tem como público-alvo todos aqueles que atuam no SUS regional e no DSEI e estará disponível no site do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS-Minas).