Quando o estudante escolhe uma universidade pública como a UFJF, além da gratuidade e qualidade do ensino, ele tem acesso a uma formação completa que ultrapassa o aprendizado em sala de aula. As atividades, mesmo ainda na graduação, permitem a inserção social do aluno em espaços formativos bastante diversos, passando pelas áreas de ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação. 

Essa indissociabilidade das áreas é algo bastante presente nos Programas e Grupos de Educação Tutorial, conhecidos como PET e GET. A diferença entre eles é que os PETs são mantidos diretamente pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) e os GETs pela própria UFJF. A ideia é ampliar a experiência acadêmica de alunos da graduação por meio de atividades extracurriculares de pesquisa, ensino e extensão, sempre sob orientação de professores. 

Atualmente, a UFJF conta com seis PETs: Comunicação, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Odontologia e Psicologia, reunindo 72 bolsistas e dez voluntários. As seleções de bolsistas para os programas geralmente são disputadas e buscam estudantes engajados, com desempenho acadêmico elevado e habilidades notáveis em suas áreas de conhecimento. Para participar é necessário manter um rendimento acadêmico satisfatório e ter disponibilidade de 20 horas semanais. A bolsa é de R$700 mensais.

Para o integrante do PET do curso de Engenharia Elétrica da UFJF, Thiago Tostes Munck, a vivência é primordial para a formação cidadã e profissional do aluno. “Poder trabalhar com a engenharia na prática, por meio dos projetos de pesquisa é ímpar. E ainda consigo me desenvolver como ser humano, trabalhando habilidades transversais como comunicação, senso crítico e organização.”

Além da formação de novos profissionais capacitados, o programa proporciona aos professores tutores o aprimoramento da docência, assim como destacado pelo responsável pelo grupo da Engenharia Elétrica, Danilo Pereira Pinto. “Tenho declarado, repetidamente, que isto mudou minha forma de enxergar a docência e a vida. Procurei me capacitar para este desafio, mas apenas o dia a dia me trouxe a dimensão exata da complexidade e do prazer desta tarefa.”

PET Elétrica é um dos mais tradicionais da instituição e permite aos alunos a vivência em projetos de pesquisa complexos, aproximando-os da prática profissional (Foto: Carolina de Paula)

Os Grupos de Educação Tutorial (GET) seguem as diretrizes do programa nacional, mas são mais recentes, foram criados pela UFJF a partir de 2008. Atualmente, há 12 grupos na instituição que contemplam 82 bolsistas remunerados e 66 voluntários. O valor da bolsa é de R$450 com dedicação de 12 horas semanais.

Segundo o tutor da Nutrição, professor Marcos Vidal, a iniciativa é um marco não só na vida dos integrantes, mas de toda a comunidade que se beneficia com as ações desenvolvidas. Dentre elas, cita os projetos do grupo na área de educação alimentar e nutricional em escolas de ensino fundamental e médio de Juiz de Fora.

“É uma via de mão dupla que funciona bem e a cada novo desafio surgem as possibilidades de ações. E assim, pelas possibilidades, com criatividade e envolvimento, o grupo cresce e ganha confiança.” Conheça os Grupos de Educação Tutorial da UFJF:

Arquitetura

Ciência da Computação 

Ciências Econômicas

Engenharia Ambiental e Sanitária

Engenharia Computacional 

Engenharia Mecânica

Engenharia de Produção

Medicina

Medicina Veterinária

Nutrição 

Sistema de Informação

Turismo

Siga a UFJF nas redes sociais

Instagram: ufjf

Facebook: ufjfoficial

X: ufjf_

Youtube: TVUFJF

Spotify: ufjfoficial 

Leia mais: Volta às aulas terá rolê na UFJF