Mais de 150 estudantes de 14 cursos de licenciatura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) colaram grau na noite desta quarta-feira, 23, em cerimônia realizada no Cine-Theatro Central. Participaram da solenidade formandos dos cursos de Artes Visuais, Ciências da Religião, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Música, Química, Educação Física (presencial e EAD), Matemática (presencial e EAD), Pedagogia (presencial e EAD) e Computação (EAD).

O evento contou com a presença da reitora Girlene Alves, que participou da cerimônia pela primeira vez desde que assumiu a gestão 2024-2028. Em seu discurso, Girlene destacou a importância da profissão docente, ressaltando o papel fundamental dos educadores na sociedade e no desenvolvimento do país, apesar dos desafios que a carreira enfrenta.

“A universidade pública brasileira tem o compromisso de formar profissionais que a nossa sociedade precisa, e hoje, certificar 165 licenciados não é pouca coisa em um país que necessita de educadores. Todos os juramentistas destacam em seus discursos a relevância do exercício da profissão, mas o encantamento e o reencantamento dessa prática dependem de cada um de vocês. Vocês saem daqui não apenas habilitados para ser educadores, mas com o compromisso de defender o papel da educação pública, fundamental para reduzir as desigualdades sociais no Brasil.”

Confira todas as fotos da cecrimônia.

Aos 65 anos, Juvenal Bastos se forma em Artes Visuais (Foto: Ana Luísa Almeida/UFJF)

Encerramento de um ciclo

Juvenal Bastos, recém graduado em Artes Visuais, relatou sua experiência única ao se formar aos 65 anos. Após ter sido aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ele compartilhou os desafios de ingressar na universidade na terceira idade. “Eu saí do primário e cheguei às portas da Universidade em 132 dias, o que me deixou muito feliz já que não é uma coisa muito comum na minha idade. Tenho certeza que vou atuar em algum lugar como docente, mas, principalmente, no EJA, uma área carente e que precisa de um cuidado. Ter o olhar de quem teve essa trajetória é de fundamental importância.”

Para Izabela Ioriê, o apoio dos professores foi fundamental para a conclusão do curso (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Os desafios de conciliar o trabalho e os estudos fizeram parte da trajetória de Izabela Ioriê, formanda do curso de Ciências Sociais. Para ela, o apoio recebido pela instituição, com o incentivo dos professores, foi fundamental para a conclusão do curso. “Eu me enxergo como uma pessoa vitoriosa. Eu vim de escola pública e me formei em uma instituição federal e agora quero devolver à sociedade o que ela investiu em mim. Quero ser uma professora de escola pública e ensinar tudo o que os meus professores me ensinaram.”

Recém-graduada em Ciências Biológicas, Laiane Israel (Foto: Vitória Calvacanti/UFJF)

Laiane Israel, veio de Goianá para cursar Ciências Biológicas. A recém graduada no curso relata que estudar na Universidade sempre foi um sonho o que possibilitou a abertura de caminhos pessoais e profissionais. A partir de agora, a mais nova profissional busca dar continuidade a sua formação acadêmica através do bacharelado e, posteriormente, o mestrado. “Hoje está sendo um dia muito especial pra mim. A partir de agora eu quero ser uma professora comprometida com a educação, que acredita no futuro e que consiga contribuir para a sociedade ao longo de toda a minha jornada.”

Luiz Oliveira foi juramentista da sua turma de Filosofia (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Para o recém graduado em Filosofia, Luiz Oliveira, a UFJF foi um lugar de acolhimento durante o curso. Apesar das dificuldades enfrentadas no período da graduação, o apoio da família e dos amigos contribuíram para que fosse possível a realização do sonho. “Sempre foi o meu sonho ser professor na área da filosofia. Enquanto professor, eu quero estar sempre à disposição dos meus alunos e ter uma boa proximidade com eles. A UFJF pra mim foi uma mãe e agora eu quero entrar na biologia para dar sequência a minha vida acadêmica.”

Próximas cerimônias

As próximas colações acontecem nos dias 5 de novembro, no campus avançado de Governador Valadares, e nos dias 11 e 12 de novembro, em Juiz de Fora. Ao todo, mais de mil estudantes de 41 cursos encerram suas jornadas acadêmicas no Cine-Theatro Central.

Os alunos devem ficar atentos aos prazos e orientações para retirada dos convites e outros procedimentos necessários.

Outras informações: (32) 2102-3966 – Equipe de Cerimonial.

cerimonial@ufjf.br