Da esquerda para a direita: pró-reitor de Inovação da UFJF, Fabrício Campos; a diretora do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde, Gabriela Maretto Figueiredo; o secretário de Ciência ,Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, Carlos Augusto Grabois Gadelha; o presidente-executivo do Grupo FarmaBrasil, Reginaldo Braga Arcuri; o secretário de Desenvolvimento de Juiz de Fora, Ignacio Delgado; e o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Leandro Pinheiro Safatle (Foto: Critt)

Um projeto do Parque Tecnológico de Juiz de Fora e Região (PartecJF), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), avançou na avaliação do Ministério da Saúde. A proposta prevê a criação de um Centro de Pesquisa Clínica (CPC), que será integrado ao Hospital Universitário (HU) da UFJF, com foco em inovação e desenvolvimento de novas tecnologias na área da saúde.

A iniciativa foi submetida ao Programa para Ampliação e Modernização da Infraestrutura do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Pdceis) e discutida em reunião do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Geceis), em Brasília, na terça-feira, 15. O objetivo do projeto é acelerar a conversão de pesquisas acadêmicas em produtos e processos que beneficiem o Sistema Único de Saúde (SUS).

Parcerias estratégicas e avanço científico

Durante o encontro, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou o papel das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) para o avanço científico e a promoção de parcerias público-privadas no Brasil. A UFJF foi destacada como uma das instituições-chave nesse processo, sendo visada para futuros investimentos e capacitação no setor.

“A proposta apresentada tem um grande potencial de alavancar as pesquisas clínicas no âmbito da UFJF, pois permitirá a realização de parcerias para o desenvolvimento de novos medicamentos e de outros produtos e serviços para a saúde. O CPC da UFJF será um equipamento de saúde de desenvolvimento científico do SUS e permitirá que nossa comunidade acadêmica participe e contribua com pesquisas de grande impacto no Brasil e no mundo”, explica o professor Marcelo Silvério, responsável pela execução do projeto.

O Governo informou que, até o momento, foram selecionados 42 projetos e 16 instituições que atuarão na produção dos insumos. O objetivo da medida é garantir acesso a medicamentos e tratamentos à população, além de tornar o Brasil menos dependente do mercado internacional. “Atualmente, o Brasil produz apenas 45% do que consome em saúde. Nossa meta é elevar esse número para 70%”, disse o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Para alavancar a produção nacional com foco em demandas estratégicas do Sistema Único de Saúde (SUS), foi anunciado um investimento de R$ 4,2 bilhões, oriundos do do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Desse total, R$ 109 milhões serão destinados a centros de pesquisa e inovação, como o projeto apresentado pela UFJF.

Pró-reitor de Inovação, Fabrício Campos, e o secretário de Desenvolvimento de Juiz de Fora, Ignacio Delgado junto com a ministra da Saúde, Nísia Trindade (Foto: Critt)

A importância do Geceis

O Geceis foi criado em 2023 para promover a articulação entre diferentes setores governamentais e impulsionar a produção e inovação em saúde no Brasil. Uma das diretrizes do grupo é fomentar o desenvolvimento regional por meio da cooperação entre universidades e empresas privadas, modelo que inspira o projeto do PartecJF.

“Este é um momento importante para a nova política industrial e para as metas do Complexo Econômico e Industrial da Saúde, que hoje se tornam realidade graças ao trabalho conjunto de todos”, afirmou a ministra Nísia Trindade.

Além da ministra Nísia Trindade e do vice-presidente Geraldo Alckmin, o evento contou com a presença de Fabrício Campos, pró-reitor de Inovação da UFJF, e de Ignácio Delgado, secretário de Desenvolvimento de Juiz de Fora.