As inscrições para o 30º Seminário de Iniciação Científica (Semic) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram prorrogadas até o dia 28 de outubro. Os orientadores dos projetos vinculados ao BIC, VIC, Pibic/CNPq, Pibic-AF e Probic devem realizar a inscrição por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Já os projetos aprovados em editais anteriores a 2023 devem ser inscritos via formulário on-line. É importante ressaltar que todos os alunos de IC que receberam devem se inscrever, sendo uma condição necessária para a emissão do certificado de conclusão das atividades.

Os participantes precisam submeter um resumo do trabalho e um vídeo, com duração entre 2 e 5 minutos, que será publicado no canal oficial do evento no YouTube até 28 de outubro. Para auxiliar os estudantes na produção, a organização do seminário disponibilizou um tutorial completo, com métodos, ferramentas e um passo a passo sobre como publicar os vídeos de acordo com o regulamento do evento.

A avaliação será dividida em duas etapas: análise dos vídeos, entre 30 de outubro e 23 de novembro;e apresentação presencial dos trabalhos selecionados, de 9 a 13 de dezembro.

Os resultados da primeira etapa serão divulgados no dia 25 de novembro. Os melhores projetos serão premiados, e os vencedores terão a oportunidade de publicar suas pesquisas na Revista Principia, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp).

Os critérios de avaliação incluem originalidade e relevância dos projetos, além da contribuição para a formação dos alunos.

Mais informações sobre o envio do resumo e do vídeo referentes aos trabalhos estão disponíveis no Regulamento.

semic@ufjf.edu.br