Equipe da UFJF celebra o 2º lugar no RockBowl, com Gustavo Leone premiado como melhor jogador da competição (Foto: arquivo pessoal)

Estudantes e egressos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) obtiveram destaque no XXI Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Geotecnia (Cobramseg), realizado entre os dias 24 e 27 de setembro, em Balneário Camboriú (SC). A equipe do Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Civil alcançou o segundo lugar no RockBowl, uma das competições técnicas mais tradicionais do evento.

O desempenho individual de Gustavo Leone foi outro ponto alto da participação da UFJF. O estudante foi eleito o melhor jogador do RockBowl, por acertar o maior número de perguntas da disputa. Leone explicou que a preparação intensa foi fundamental para o sucesso.

Gustavo atribui o resultado à intensa preparação da equipe (Foto: Arquivo Pessoal)

“Nossa equipe se  dividiu para estudar os tópicos ao longo de dez semanas, e ao final de cada semana um membro apresentava os principais conceitos da área estudada, destacando possíveis perguntas que poderiam surgir. Nós seguimos a bibliografia sugerida pelo Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas (CBMR), que estava disponível na biblioteca virtual da UFJF, então mesmo com o tempo limitado, conseguimos nos aprofundar e adquirir um conhecimento sólido de Mecânica das Rochas”, destacou Leone. 

Marcio Luis de Oliveira, também integrante da equipe e do PET, afirmou que o resultado foi fruto de dedicação e superação. “Acho que a ficha ainda não caiu, mas a sensação é de que todos os meses de estudo deram resultado. Fomos recebidos com muita festa pelos professores, familiares e amigos. Pode parecer clichê, mas acho que a principal lição é que o estudo nos leva a lugares que nunca imaginamos que chegaríamos, que vale a pena se dedicar para alcançar algo que sonhamos.”

Da esquerda para a direita: Gustavo Leone, professora Julia Righi, Marcio de Oliveira e Armando Moreno Neto (Foto: Arquivo Pessoal).

A tutora do PET e professora do curso de Engenharia Civil, Julia Righi, destacou a importância da participação dos alunos em eventos como o Cobramseg para o crescimento acadêmico e profissional. “O contato com competições desse nível, em que a maioria dos participantes são mestrandos ou doutorandos, motiva ainda mais o aprendizado contínuo e o aprofundamento em áreas específicas da engenharia. Além disso, eles podem ampliar o networking, trocar vivências com estudantes e profissionais de outras universidades e, consequentemente, abrir novas oportunidades acadêmicas e profissionais.”

Cobramseg 

Considerado um dos maiores encontros de mecânica dos solos e geotecnia no país, o Cobramseg reuniu mais de dois mil profissionais e estudantes e contou com 71 patrocinadores e 807 trabalhos publicados. Além do destaque na competição, os estudantes da UFJF apresentaram pesquisas e artigos científicos, reforçando a relevância da universidade no cenário nacional.