Docente do Departamento de Odontologia, Cleidiel Lemos faz parte da lista elaborada pela Stanford University. (Imagem: arquivo pessoal)

O professor do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), Cleidiel Aparecido Araújo Lemos, é um dos mil cientistas mais importantes do mundo na área de odontologia, segundo levantamento da Stanford University publicado no final de agosto. A lista estabelece um ranqueamento para as citações recebidas pelos pesquisadores ao longo da carreira e outro só para o último ano.

Lemos ocupa a 38ª posição entre os 94 brasileiros do ranking que se dedicam a pesquisas na área. Se ampliarmos o alcance para nível mundial, são cerca de 89,5 mil autores, sendo que o docente do Departamento de Odontologia fica em 936º lugar. Ele é o único integrante do campus Governador Valadares a figurar no levantamento.

Para o professor, ser incluído no ‘Top 2% de Pesquisadores do Mundo’, mesmo com poucos anos de experiência na docência e na pesquisa, é muito representativo para a sua carreira e atuação no campus. “Estar nessa lista como professor da UFJF-GV é muito significativo, não apenas para a minha trajetória pessoal, mas também para o reconhecimento e projeção do curso de odontologia da nossa universidade. Esse reconhecimento internacional aumenta a visibilidade da nossa instituição e da produção acadêmica brasileira, mostrando que os trabalhos desenvolvidos aqui podem competir em nível global”, destaca.

Ainda de acordo com o docente, “estar entre os pesquisadores mais influentes do mundo reforça o compromisso da UFJF-GV com a qualidade acadêmica e serve de inspiração para que os alunos busquem sempre o melhor”.

Metodologia

Para determinar o impacto de cada pesquisador, a Stanford University utiliza os perfis disponíveis na Scopus, que é considerada a maior base de dados de resumos e citações da literatura revisada por pares do mundo. Esse levantamento – desenvolvido em parceria com a Elsevier – é realizado anualmente desde 2019 e para a versão atual foram utilizadas as informações atualizadas até o final de 2023.

Os pesquisadores são classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos, de acordo com a classificação padrão da Science-Metrix – empresa pertencente à Elsevier, dedicada à bibliometria e avaliação de políticas e programas de ciência e tecnologia – e é baseada nos 100 mil cientistas com o maior indicador denominado c-score ou um ranking de 2% ou acima no subcampo. Esse cálculo utiliza critérios que buscam garantir uma comparação justa entre as diferentes áreas.

UFJF tem outros quatro nomes na lista

Embora Lemos seja o único pesquisador do campus Governador Valadares presente no levantamento, outros quatro cientistas da UFJF também fazer parte do ranqueamento da universidade norte-americana: Ilya Shapiro, Giancarlo Lucchetti, Maribel Navarro e Augusto Cerqueira.