O curso de Bacharelado em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu conceito 4 no processo de renovação de reconhecimento de curso, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nessa avaliação os conceitos de curso vão de 1 a 5, a nota máxima.
A renovação de reconhecimento de curso é uma exigência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) para que a graduação continue a ser ofertada na instituição. Além disso, a avaliação tem como objetivo a melhoria da qualidade da educação superior no país.
Na avaliação são consideradas três dimensões para determinar a nota final: organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura. Segundo o relatório final do Inep, a integração entre ensino, pesquisa e extensão, internacionalização, estrutura curricular sólida e oportunidades de desenvolvimento prático são alguns dos pontos fortes do curso.
De acordo com a pró-reitora adjunta de Sistemas de Dados e Avaliação, Michèle Farage, a qualidade do curso sempre foi observada. “O curso de Bacharelado em Química tem um histórico de bons resultados nas avaliações externas promovidas pelo Inep. A qualidade do curso sempre foi observada por meio do desempenho dos estudantes em todas as edições do Enade das quais participou.”
Ainda de acordo com Michèle, o conceito 4 confirma o compromisso da UFJF com a educação pública e reforça os resultados positivos que o curso de Bacharelado em Química já obteve em avaliações anteriores.
“Trata-se de uma avaliação muito importante, que leva em conta, além de uma extensa organização documental, a inspeção dos espaços físicos da instituição e as impressões de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos (TAEs) sobre o curso. A UFJF recebe este resultado com satisfação, parabenizando o corpo docente, discentes do curso e TAEs de vários setores administrativos”, afirma Michèle. A pró-reitora adjunta também destaca o empenho do coordenador do curso, Antonio Carlos Sant’Ana, na preparação e acompanhamento da visita dos avaliadores do Inep.
O vice-coordenador do Bacharelado em Química, Alexandre Cuin, destaca pontos do curso que obtiveram nota máxima dos avaliadores, como a atuação do colegiado do curso; produção científica, cultural, artística ou tecnológica realizada no âmbito da graduação e a bibliografia básica e complementar por unidade curricular.
“Particularmente, fico satisfeito de perceber que há dentro de nosso curso, essa interação bem positiva entre pesquisa-extensão com o ensino de graduação, de termos uma biblioteca e seu acervo muito bem avaliados, com conceito 5, ou seja, pontos de excelência do curso”, aponta.
O curso de Bacharelado em Física também passa por avaliação do Inep até esta sexta-feira, 27.
Siga a UFJF nas redes sociais
Instagram: ufjf
Youtube: TVUFJF
Facebook: ufjfoficial
Bluesky: ufjfoficial
Spotify: ufjfoficial
Tik Tok: ufjf_oficial