(Twin Alvarenga)

Interessados devem comparecer ao Hemominas, entre segunda e sexta, das 7h às 18h; e doações feitas em nome da Liga vão para o Hospital Universitário (Twin Alvarenga)

A Liga Acadêmica de Hematologia (LAH), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza de segunda, 22, a sexta-feira, 26 de agosto, a Campanha Solidária de Doação de Sangue. O objetivo é difundir a importância do ato. Os interessados devem comparecer ao Hemominas, entre segunda a sexta, das 7h às 18h, e as doações feitas em nome da Liga de Hematologia vão para o Hospital Universitário (HU).

“A Liga sempre esteve envolvida em atividades de conscientização. Porém é a primeira vez que temos a iniciativa de fazer uma campanha abordando esse tema tão importante. O ato de doar pode salvar muitas vidas, além de contribuir para manter o estoque das bolsas de sangue. É um gesto totalmente nobre. Sem dúvidas, essa campanha será a primeira de muitas que vamos fazer”, destaca o presidente da LAH, Vítor Falcão.

A campanha tem parceria do Diretório Acadêmico Silva Mello, da Faculdade de Medicina, e do Hemocentro Regional Professor Doutor Kalil Abrahão Hallack, unidade da Fundação Hemominas em Juiz de Fora.  A iniciativa conta com  treze alunos  das Faculdades de Medicina e de Enfermagem da UFJF, participantes da Liga, e da professora da Faculdade de Medicina, Mariza Mota.

Quem pode doar sangue?
Para doar sangue é importante ter e estar com boa saúde; não ter tido hepatite após 11 anos de idade, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 18 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos poderão doar se acompanhados do responsável legal ou portando autorização desse, com fotocópia do documento de identidade do responsável. Pessoas com mais de 61 anos poderão doar se tiverem realizado pelo menos uma doação antes dos 60 anos

O doador deve dormir bem na noite anterior à doação; não ter sido exposto à situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;  não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses; e não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos seis meses. Nas doações pela manhã, o doador deve se alimentar antes. Já naquelas feitas na parte da tarde, é preciso que haja um intervalo de três horas após o almoço.

O Hemominas fica localizado à Rua Barão de Cataguases, s/n, no Centro.

Outras informações:
Liga Acadêmica de Hematologia:  (32) 2102-3841