Projeto do banco Gurutubanos, de Ana Maria Cunha (Imagem renderizada em 3D)

A estudante do Bacharelado em Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Ana Maria Vasconcelos Cunha teve seu projeto de mobiliário selecionado na primeira etapa do Prêmio Salão Design 2024, uma das mais importantes premiações de Design no Brasil.

O banco Gurutubanos, projetado por Ana Maria, foi selecionado na categoria “Desafio da Identidade Brasileira 2025”, que tem como proposta a representação do DNA da cultura brasileira e do Brasil contemporâneo. Ao todo, o Prêmio contemplou 103 trabalhos divididos nas modalidades Estudante e Profissional.

O projeto do banco prevê o uso de cedrinho e pinus, uma chapa de metal de aço carbono e palha de bananeira. De acordo com Ana Maria, a inspiração para criação do conceito da peça veio de sua cidade natal, Janaúba, localizada no norte de Minas.

A aluna concorre também por juri popular, por meio de votação on-line até o dia 13 de dezembro

“Eu peguei as tradições e coisas tão específicas e ricas da minha cidade e usei como base para a produção desse mobiliário. Então, nesse banco Gurutubanos me inspirei nas formas do bordado Gurutubano, que são os triângulos, e também tem a parte da palha de bananeira que são trançadas artesanalmente e vão ser feitas para agregar mais valor à peça”, conta a aluna que destaca a importância de difundir a cultura do sertão de Minas Gerais.

A orientadora do trabalho, professora do IAD, Lia Paletta, explica a conceituação do projeto dentro da identidade e culturas nacionais. “Ela [Ana] fez uma pesquisa na região de Janaúba, mas as escolhas em relação à forma, texturas, materiais do móvel são feitas justamente considerando questões típicas de todo o país. Ela se inspirou em bordados, utilizou a fibra de bananeira no móvel por ser uma matéria prima presente em todo território, o cedrinho, uma madeira nativa de muita qualidade, e o metal que é parte importante do nosso estado. Isso tudo traz à tona um pouco da identidade brasileira.”

A ideia do projeto surgiu no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna, que terá como tema: “O design no sertão do norte mineiro: um mobiliário inspirado na cultura local de Janaúba”. Durante o período da greve, Ana Maria retornou a sua cidade natal e deu seguimento ao projeto que se encaixou em uma das categorias da premiação.

Bordado Gurutubano foi uma das inspirações do projeto (Foto: Ana Maria Cunha)

“Quando foi lançado o concurso, eu estava iniciando o TCC e fui percebendo que era possível utilizar isso no Salão. A gente continuou as pesquisas durante a greve e fez todo o processo de painéis de conceito, com algumas imagens que a gente usa para se inspirar. A partir disso começamos a desenhar e fiz o modelo 3D que foi enviado para o Salão”, explica sobre o processo criativo.

Para a 2° etapa eliminatória, a estudante vai produzir e enviar o mobiliário em tamanho real para avaliação final do júri. Além da premiação principal, o Salão Design 2024, conta com a categoria de voto popular que vai do dia 24 de setembro a 13 de dezembro de 2024, por meio da página do Prêmio

O Prêmio foi criado em 1988 e é organizado pelo Sindicato das Indústrias de Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). A entrega da premiação será feita em 19 de fevereiro de 2025, durante a realização da feira Movelsul 2025.