Julia Cleysla Carvalho fez um curso de espanhol na Universidad Santo Tomas, do Chile. (Imagem: site oficial/UST)

Uma “transformação pessoal e profissional” e uma experiência “extremamente enriquecedora”. É assim que a egressa do curso de Nutrição do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) Júlia Cleysla Rodrigues de Carvalho e Santos define a sua participação em um intercâmbio virtual na Universidad Santo Tomás (UST), do Chile, concluído recentemente.

Participar de um intercâmbio estava nos planos da nutricionista desde que ingressou na universidade, mas que precisou ser adiado por conta da pandemia de covid-19. Finalmente, em julho do ano passado, a oportunidade veio com um curso on-line de espanhol ofertado pela UFJF em parceria com a UST por meio da Mobilidade Internacional Virtual (MIV), programa da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) que possibilita ao discente de graduação cursar disciplina a distância em uma universidade estrangeira, proporcionando uma série de benefícios ao participante.

Ao longo de um ano, Júlia teve quatro horas semanais de aula – ministradas em espanhol e inglês – e realizou uma série de atividades, inclusive em grupo, com outros 25 estudantes de vários países. E embora não tenha acontecido de forma presencial, ela conta que com a experiência do intercâmbio foi possível se “conectar com pessoas de diferentes partes do mundo, estabelecer vínculos significativos e aprimorar as habilidades em espanhol de maneira descontraída e eficaz”.

A estudante se formou em Nutrição, em setembro deste ano. (Imagem: Dionatam Fonseca)

O relato de Júlia vai justamente ao encontro dos objetivos dos intercâmbios, como explica o secretário executivo do DRI, Vitor Terra. “Ao viver em um novo ambiente cultural, o estudante entra em contato com diferentes costumes, visões de mundo e formas de pensar, o que contribui para uma visão mais ampla e crítica da realidade. Além disso, permite o desenvolvimento de habilidades, o aprimoramento do idioma, o enriquecimentos de currículo e a formação de uma rede de contatos internacional. Tudo isso resulta em novas perspectivas para o estudante”, afirma.

A MIV é apenas uma das muitas ações desenvolvidos pela Diretoria de Relações Internacionais da UFJF. A mobilidade internacional geralmente é oferecida a cada semestre da Universidad Santo Tomás, mas há outros programas disponíveis, oportunidades que, segundo Júlia, “deveriam ser amplamente aproveitadas pelos alunos, não apenas pela valorização curricular, mas também pela transformação pessoal e profissional que proporciona.”