Semana de Estudos Clássicos acontece desde 1988 e faz parte da história da Faculdade de Letras  (Foto de Tbel Abuseridze na Unsplash)

A Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, entre os dias 16 e 19 de setembro, a 27ª Semana de Estudos Clássicos. Este ano, o evento traz como tema os “Estudos Clássicos e Ensino: Linguagens, Histórias e Memórias”. A programação inclui atividades variadas como conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas, comunicações, posters e apresentações culturais. Veja a programação completa.

A professora Fernanda Cunha aposta na contribuição dos Estudos Clássicos para o ensino, tanto superior quanto básico (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Segundo a professora da Fale, Fernanda Cunha, organizadora do evento, o objetivo da Semana de Estudos Clássicos é abrir espaços de diálogo entre a comunidade acadêmica e o público externo, permitindo, ainda, complementar a formação de discentes do curso a partir desses encontros. A participação no evento é livre a todos os interessados, mediante inscrição gratuita, até a próxima segunda-feira, 16.

A escolha do tema foi muito motivada pela importância de se manter viva a memória de um evento que ocorre há 36 anos, cuja história se mescla a grande parte da história do próprio curso de Letras da UFJF. E foi motivada também pela discussão sobre como os Estudos Clássicos podem contribuir para o ensino, tanto superior quanto básico”, afirmou a docente.

A Semana de Estudos Clássicos é o mais antigo evento de extensão da Faculdade de Letras da UFJF, sendo realizado desde setembro de 1988. Para a 27ª edição, a organização convidou profissionais de diversas áreas – Artes, Ciências da Religião, Ciência Sociais, Direito, Filosofia, Letras e Música de diferentes instituições, inclusive internacionais.

Projetos de extensão aproximam comunidade dos Estudos Clássicos

A Semana contará ainda com uma exposição de artes idealizada pela equipe do projeto de extensão Contos de mitologia, realizada pelas crianças beneficiárias da ação, em parceria com as docentes da escola parceira.

Também será lançado o novo projeto de extensão “Narrativas Clássicas na Escola: o mito fala sobre mim e eu falo sobre o mundo”, aprovado recentemente pelo edital do Programa de Fortalecimento e Consolidação das Atividades de Extensão na Pós-Graduação. A iniciativa receberá R$20 mil com objetivo de aprimorar a capacidade de expressão oral e escrita dos alunos de escolas da educação básica, incentivando a formação continuada de docentes. Durante as atividades, serão selecionadas narrativas míticas da Antiguidade Clássica e obras contemporâneas para tornar o aprendizado desses estudantes mais significativo.