As inscrições para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2025 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão abertas até o dia 16 de setembro, abrangendo os três módulos do programa. No entanto, é comum que alguns candidatos que já iniciaram o processo em anos anteriores desistam no meio do caminho.

De acordo com a pró-reitora de Graduação da UFJF, Katiuscia Antunes, essa desistência pode estar ligada a diversos fatores, como a percepção de que as notas obtidas nos módulos anteriores não foram satisfatórias, a pressão das avaliações ou até mesmo a repetência escolar.

Na foto, pró-reitora de Gradução, Katiúscia Antunes (Foto: Carlolina de Paula/UFJF)

“O Pism é um processo seriado, em que o estudante deve estar matriculado no módulo correspondente ao ano que cursa no Ensino Médio. Se ele repetir o primeiro ano, pode refazer a prova. No entanto, se a repetência ocorrer no segundo ou terceiro ano, ele é desclassificado. Também observamos desistências devido a notas abaixo das expectativas ou pela falsa crença de que a inscrição no Módulo I garante automaticamente a participação em todas as fases “, esclarece.

Desistir do Pism em qualquer etapa, entretanto, não é a melhor opção. Isso significa abrir mão de uma grande oportunidade de ingressar na UFJF, além de desperdiçar o esforço acumulado ao longo de anos anteriores.

Para ajudar a manter a motivação, a Diretoria de Imagem Institucional da UFJF separou informações valiosas que mostram por que é fundamental perseverar, especialmente no último ano do processo.

Oportunidade em dobro de entrar na UFJF

Por meio do Pism são preenchidas 50% das vagas dos cursos de graduação da instituição, enquanto a outra metade é destinada aos candidatos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Outra vantagem do Pism é a divisão do conteúdo em módulos, referente ao ano que o aluno está cursando no Ensino Médio, o que torna a carga de estudos mais manejável. Essa flexibilidade pode ser crucial para quem deseja ampliar suas chances de ingressar em uma universidade pública.

Como é possível participar simultaneamente do Pism e do Sisu, há casos em que candidatos aprovados pelo Sisu optam por não ocupar a vaga do Pism, aumentando as chances de reclassificação para outros participantes. 

“O calendário do Sisu segue as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação, enquanto o do Pism obedece a um cronograma próprio da instituição. Na maioria das vezes, o resultado do Pism é divulgado primeiro, permitindo que o aluno acompanhe o processo do Sisu posteriormente e tenha a oportunidade de optar pelo mesmo curso ou por outro,” explica a pró-reitora.

Módulo III tem o maior peso

A pontuação do Pism é cumulativa: os Módulos I e II valem 120 pontos cada, e têm pesos 2 e 3, respectivamente. Já o Módulo III vale 140 pontos e tem peso 5.

Módulo I (120×2) + Módulo II (120×3) + Módulo III (140X5) = 1300 pontos 

Portanto, mesmo que o desempenho nos módulos anteriores não tenha sido o esperado, o Módulo III oferece uma oportunidade crucial para melhorar a pontuação final, devido ao seu peso mais elevado. Com os 140 pontos multiplicados por 5, o Módulo III tem validade total de 700 pontos, o que representa quase 54% da pontuação total dos três módulos, que é de 1300 pontos.

“A ideia do vestibular seriado é que o aluno ganhe experiência ao longo dos módulos. O nível de complexidade das provas aumenta gradualmente, de acordo com o ano que o estudante está cursando no Ensino Médio. No terceiro módulo, além de ser o momento de escolher o curso, as questões são mais específicas e o nível de dificuldade é maior, o que reflete a preparação final para o ingresso na Universidade”, explica a pró-reitora.

Mantenha a calma e tenha foco na recuperação

De acordo com o Edital, candidatos dos Módulos I e II que obtiverem nota zero em qualquer prova – seja discursiva ou objetiva – não são automaticamente eliminados do processo seletivo. Portanto, se isso ocorreu com você, mantenha a calma e foque em recuperar a pontuação nas próximas etapas.

No entanto, essa regra não se aplica ao Módulo III. Nesta fase, zerar qualquer prova discursiva resulta na eliminação imediata do processo.

Escolha do curso e provas específicas

Os candidatos devem indicar o curso desejado no ato de inscrição do Módulo III. São oferecidas 76 opções nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. A vantagem nesta etapa é que o módulo é composto por duas provas com questões objetivas, para todos os candidatos, e provas discursivas de acordo com a área de conhecimento correspondente ao curso escolhido. Saiba mais sobre os cursos.


Distribuição das provas no módulo III

Primeiro dia: todos os estudantes fazem prova objetiva de Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática. As provas discursivas para a área de Economia e Administração são de Língua Portuguesa, Matemática e Sociologia. Quem optar por cursos do âmbito de Exatas faz provas discursivas de Língua Portuguesa e Matemática. Os candidatos aos cursos da área de Humanas precisam discorrer sobre questões ligadas a Língua Portuguesa, Literaturas e Sociologia. Já para os candidatos aos cursos do campo da Saúde, as perguntas discursivas são sobre Língua Portuguesa e Biologia.

Segundo dia: todos os participantes fazem provas objetivas de Física, Química, Geografia e História. Para a área de Economia e Administração, as avaliações discursivas são de Geografia, História e Filosofia. Em Exatas, são cobradas Física e Química. Os candidatos de Humanas fazem provas discursivas de Geografia, História e Filosofia. Para Saúde, as questões discursivas são de Física e Química.

Uma dica é conferir como foram as notas de corte de anos anteriores e ver como andam as suas chances de aprovação no Pism. Na última seleção, por exemplo, os cursos de Psicologia, Medicina e Ciência da Computação tiveram as notas de corte mais altas. Confira a lista completa.

Vantagens de estudar na UFJF

Estudar em Juiz de Fora oferece diversas vantagens. A primeira delas é de que a cidade, de porte médio, está estrategicamente localizada na Zona da Mata Mineira, entre três grandes centros do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Com mais de 550 mil habitantes, Juiz de Fora se destaca como uma das melhores cidades do Estado para se viver com qualidade de vida, segundo o Índice de Progresso Social (IPS).

Já o campus avançado da UFJF está localizado em Governador Valadares, cidade com cerca de 275 mil habitantes, situada no leste do estado, na região do Vale do Rio Doce. Fundada em 1938, Governador Valadares é conhecida como a capital mundial do voo livre e está entre as cem melhores cidades do país para se morar.

Além disso, dentro dos campi, os calouros podem participar de projetos de pesquisa, equipes de competição, empresas juniores, além de aproveitar os espaços de convivência e contar com professores renomados em suas áreas. “A Universidade ainda conta com uma política de permanência estudantil, que tem o intuito de garantir que estudantes com vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, com dificuldades financeiras de se manterem no curso, recebam auxílios, como auxílio moradia, transporte, creche e alimentação”, pontua Katiuscia.

Saiba mais: Por que escolher a UFJF?

Não se esqueça de fazer a inscrição

Conforme salientado pela pró-reitora de Graduação, é comum que muitos candidatos deixem de realizar a inscrição nos Módulos II ou III por acharem que a inscrição no Módulo I é válida para os três anos de prova. No entanto, os candidatos devem estar atentos a esta questão. As inscrições devem ser realizadas anualmente, de acordo com o módulo que o estudante deve fazer no ano determinado.

O valor da taxa de inscrição deste ano é de R$ 150. O pagamento deve ser efetuado até o dia 16 de setembro, exclusivamente pelo Banco do Brasil, observando os horários de compensação bancária.

A data da viagem está marcada!

As provas do Pism estão marcadas para os dias 14 e 15 de dezembro. Um total de  2.303 vagas em 76 cursos de graduação serão oferecidas – 1.903 vagas para o campus de Juiz de Fora e 400 para o campus de Governador Valadares.

Os exames dos Módulos I (triênio 2024-2026), II (triênio 2023-2025) e III (triênio 2022-2024) serão aplicados nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé, em Minas Gerais, além de Petrópolis e Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro.

Para conferir outras informações, como solicitar atendimento especial, nome social e demais questões relacionadas ao programa, acesse o Edital completo ou o Edital em versão libras.

Saiba mais:
Decole para o seu futuro: as inscrições do Pism 2025 estão abertas
Resultado de pedidos de isenção para o Pism e o Vestibular de Música estão disponíveis
Inscrições do Pism 2025 terminam em 16 de setembro
Número de pedidos de isenção para o Pism atinge novo recorde 

Siga a UFJF nas redes sociais
Instagram: ufjf
Youtube: TVUFJF
Facebook: ufjfoficial
Bluesky: ufjfoficial
Spotify: ufjfoficial
Tik Tok: ufjf_oficial