A tão sonhada colação de grau acontece para 35 estudantes dos cursos de Farmácia e Nutrição do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) no dia 11 de setembro próximo. A cerimônia acontece às 15h no auditório da unidade Vila Bretas, localizada na rua Manoel Byrro, 241.

As informações sobre a dinâmica do evento serão repassadas aos representantes dos formandos na próxima quarta-feira (4), às 15h, na sala de reuniões da sede administrativa. Na ocasião, os participantes indicarão os nomes dos juramentistas e orador. A sede administrativa fica localizada à rua São Paulo, 745, no Centro.

Retirada de convites

Cada formando terá direito a três convites. Não é necessário convite para o formando e nem para crianças menores de quatro anos de idade.

Os convites serão entregues de 4 e 6 de setembro, das 8h às 13h no setor de Comunicação, que fica na sede administrativa. O responsável pela retirada deverá apresentar documento de identificação e assinar o recebimento. Caso o formando precise de um representante para resgatar os convites, deve enviar e-mail para comunicacao.gv@ufjf.br com seus dados próprios e de quem buscará o convite.

Orientações

Será permitida a presença de um fotógrafo particular por turma durante a cerimônia, sendo que esses profissionais devem dividir o espaço com a equipe de Comunicação, que também faz o registro oficial das imagens. O envio do nome completo e documento dos fotógrafos deve ser enviado para o e-mail comunicacao.gv@ufjf.br até 9 de setembro.

Os formandos devem chegar ao local da cerimônia com uma hora de antecedência para receberem a beca, realizarem os ajustes necessários e assinar o Termo de Colação de Grau no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). É possível acessá-lo através do próprio celular, conforme o passo a passo elaborado pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA) e disponível aqui. O documento estará liberado para assinatura 30 minutos antes do início da cerimônia.

De acordo com orientações da Gerência de Graduação da UFJF-GV, os formandos que colaram grau antecipadamente não podem participar da cerimônia.

Desde 2022, a UFJF integra o rol das instituições de ensino superior que expedem seus diplomas de graduação no formato digital, o qual foi instituído pelo MEC em 2018. Os formandos receberão seus diplomas no prazo de até 60 dias, podendo ser prorrogado por igual período, se necessário, conforme prevê a atual legislação.

Não é necessário solicitar o nada consta à Biblioteca, porém o formando não deve ter pendências (livros emprestados e multas abertas), que podem atrasar a emissão do diploma. Todos os materiais emprestados devem ser devolvidos. Para devolução de obras do campus avançado, o aluno deverá se dirigir até a Biblioteca Centro UFJF-GV (anexo Pitágoras) durante o horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O formando pode consultar a existência de multas no balcão de atendimento e/ou acessar o Siga 3, ícone “Biblioteca”. Clicar em “Meu Pergamum”, em “Empréstimos” e depois em “Débitos”. Na sequência, será necessário seguir as orientações para quitar os débitos.

Para mais informações, acesse o Guia do Formando.