A segunda temporada de apresentações da peça infantojuvenil “A Mochila Mágica”, do Grupo Divulgação chega ao fim neste fim de semana. As últimas apresentações acontecem neste sábado, 24, às 17h, e no domingo, 25, às 10h, no Forum da Cultura. A autoria do texto e a direção são de José Luiz Ribeiro, imortal da Academia Brasileira de Cultura. O espetáculo integra a programação da 21ª Campanha de Popularização do Teatro & Dança de Juiz de Fora.

Além de proporcionar uma viagem pelo universo infantil a crianças e adultos, texto leva público a questionar noções pré-estabelecidas, em novas abordagens a clássicos personagens do imaginário coletivo, como o Lobo Mau, a Chapeuzinho Vermelho e o Coelho da Páscoa (Foto: Divulgação)

Na trama, Haito, um habitante do Sol, chega à Terra em busca de dias de menor calor. Após desembarcar na Floresta Amazônica e perder sua mochila com uma série de objetos importantes para sobreviver no planeta azul, Haito embarca em uma busca junto a um pica-pau chamado Pica-Paul.

Em busca de respostas, os dois novos amigos recorrem a outros seres da mata, como a Coruja Sofia – a sábia conselheira da floresta -, a Mãe do Mato e os espíritos das águas.

Importância da inclusão
Além de proporcionar uma viagem pelo universo infantil a crianças e adultos, o texto leva o público a questionar noções pré-estabelecidas. Isso é feito por meio de novas abordagens a clássicos personagens do imaginário coletivo, como o Lobo Mau, a Chapeuzinho Vermelho e o Coelho da Páscoa. Por exemplo, o Coelho se ressente por ser lembrado apenas uma vez por ano. Já o Lobo Mau não é tão mau quanto aparenta e resolve contar sua versão da história.

Segundo o teatrólogo e coordenador do Grupo Divulgação, José Luiz Ribeiro, é uma “reflexão sobre a inclusão, sobre como o diferente só pode ser compreendido através do afeto”. O cuidado com o meio ambiente é outra questão da atualidade presente na “Mochila Mágica”. A importância de não botar fogo na floresta é ressaltada na obra, assim como eventos climáticos extremos. As “enchentes que levam tudo”, como Pica-Paul fala para Haito.

Participação na 21ª Campanha de Popularização do Teatro & Dança de Juiz de Fora fez grupo retomar apresentações infantis aos domingos pela manhã, com bons resultados de público (Foto: Divulgação)

Como aponta a atriz do grupo e professora do Departamento de Fundamentos, Teorias e Contextos da Faculdade de Comunicação (Facom), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Márcia Falabella, a peça conta com diferentes “camadas de leitura”, com ensinamentos sobre aceitação e diversidade.

“Falamos de solidariedade porque o Pica-Paul ajuda o Haito a procurar a mochila. A questão da perda do objeto, em uma sociedade em que as pessoas estão desatentas e os cuidados que devemos ter com as nossas coisas. A peça trata de afetividades, comunicação, cuidado com a natureza”.

Elenco e equipe
O elenco é composto por Ashley Assis (Primavera, Cambone e Hidralina), Clara Almeida (Velha das Ervas, Violeta, Hidrilda), Fernanda Borges (Rosa Flor, Cambone, Hidrante), Helena Vasconcellos (Hidral, Coelhinho, Cambone), Igor Santos (Pica-Paul), Lúcio Araújo (Haito), Márcia Falabella (Coruja Sofia), Mateus Omar (Folhal, Lobo Heraldo) e Pedro Moysés (Coelho Arnaldo, Cambone).

O figurino é de Malu Ribeiro. A sonoplastia é de Lendel Smânio. No apoio ao espetáculo, Dowglas Mota, Letícia Rezende e Taynara Miguel. A fotografia é de Dowglas Mota e Pedro Moysés; o cartaz é de Márcia Falabella. Os arranjos musicais foram compostos por Dionísio Giovanini. As músicas originais são de Eduardo Arbex e José Luiz Ribeiro. Cenário, desenho de luz e direção são de José Luiz Ribeiro.

Ação nas redes sociais e próximos passos
Nesta 21ª Campanha de Popularização do Teatro & Dança, o Grupo Divulgação retomou as apresentações de espetáculos infantojuvenis no domingo pela manhã. Outra novidade é a ação nas redes sociais, para convidar pais e responsáveis a levarem as crianças ao teatro.

“Ao final da Campanha de Popularização estamos entregando um novo projeto do Grupo Divulgação, que é o seguinte: ‘Pai, leve sua criança ao teatro’. Isso está começando a dar certo, principalmente com o novo horário, no domingo às 10h”, conta Ribeiro.

Os ingressos devem ser retirados exclusivamente no trailer da Campanha de Popularização Teatro & Dança, no Parque Halfeld. O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio, 1.112, Centro – Juiz de Fora. O espaço conta com ar-condicionado para garantir maior conforto ao público.