Em uma ação inédita, as pró-reitorias de Extensão (Proex) e Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) uniram forças para lançar o Programa de Fortalecimento e Consolidação das Atividades de Extensão na Pós-Graduação. A iniciativa, alinhada à Portaria Conjunta da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) junto com a Secretaria de Educação Superior (SESu), foi lançada em novembro de 2023 e marca um novo capítulo na integração entre pesquisa acadêmica e impacto social.

Principal objetivo é fomentar ações com impacto social significativo, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da ONU (Foto: Géssica Leine/UFJF)

O principal objetivo do programa é fomentar ações com impacto social significativo, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). As atividades selecionadas devem abordar temas como cidadania, justiça, desenvolvimento sustentável e redução das desigualdades, contribuindo para a transformação social e para o fortalecimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

Na última terça-feira, 20, foi divulgado o resultado final do primeiro edital do programa, que selecionou dez projetos de pós-graduação para serem desenvolvidos em forma de extensão universitária. Nove desses projetos são do campus de Juiz de Fora e um do campus de Governador Valadares. Com duração de 15 meses, cada projeto selecionado receberá até R$ 20 mil para sua implementação. A intenção é que no início de 2025 um novo edital seja lançado. 

Para a pró-reitora de Extensão, Érika Andrade, o programa representa um avanço significativo na integração entre academia e demandas sociais (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Para a pró-reitora de Extensão, Érika Andrade, o programa representa um avanço significativo na integração entre academia e demandas sociais. “Embora a UFJF tenha sido pioneira em criar um edital de extensão com interface de pesquisa, o foco sempre foi na graduação. Este novo olhar sobre a pós-graduação reflete um progresso planejado há muito tempo, alinhado às políticas de fortalecimento da extensão no país.”

Érika destaca que o edital específico para a pós-graduação busca fortalecer as atividades de extensão por meio de ações integradas. “Este edital potencializa parcerias existentes e abre portas para novas colaborações. Ele apoia gestores públicos e auxilia na formulação de políticas públicas relevantes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, cidadania e qualidade de vida. A integração da pesquisa com a extensão na pós-graduação fortalece a formação acadêmica e científica dos estudantes, ampliando o impacto das pesquisas na sociedade.”

Para a pró-reitora adjunta da Propp, Isabel Leite, a extensão responde às necessidades da comunidade, enquanto a pesquisa transforma a sociedade (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Isabel Leite, pró-reitora adjunta da Propp, reforça a importância da parceria. “Este movimento aproxima a pós-graduação das necessidades sociais. Pesquisa e demandas sociais devem caminhar juntas. A extensão responde às necessidades da comunidade, enquanto a pesquisa transforma a sociedade. Ficamos impressionados com as 19 propostas apresentadas, que atendem à ideia de alianças intersetoriais e interprofissionais para a produção de conhecimento e solução de problemas de forma multidimensional.”

Projetos contemplados em Juiz de Fora
O projeto “Divulga Química UFJF”, do Programa de Pós-Graduação em Química, conquistou o primeiro lugar na classificação do campus de Juiz de Fora. Em colaboração com os programas de pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM) da UFJF e Evolução e Diversidade, da Universidade Federal do ABC (PPGED-UFABC), a iniciativa engloba cinco ações de extensão voltadas a diferentes públicos, desde crianças até adultos e idosos, em variados espaços, tanto dentro quanto fora da universidade. As ações incluem a Colônia de Férias Científica da UFJF, Oficinas de Popularização da Ciência UFABC-UFJF, Ciência no Bar, Química de Portas Abertas, e a produção de materiais de divulgação científica para o ensino básico e superior.

Fernanda Bombonato, coordenadora do projeto “Divulga Química UFJF”, ressalta a importância do financiamento para ações de extensão e popularização da ciência (Foto: Arquivo Pessoal)

Fernanda Bombonato, coordenadora do projeto, comenta que, nos últimos anos, o Departamento de Química já vinha realizando algumas dessas ações com o envolvimento dos professores do departamento, como a Colônia de Férias Científica, realizada no Centro de Ciências, e o Ciência no Bar, mas elas dependiam de financiamento externo. “Vale destacar que poucos editais são especificamente voltados para ações de extensão ou popularização da ciência pelas agências de fomento, o que ressalta a importância deste edital da Propp-Proex, que oferece aporte financeiro especificamente para essas atividades.”

Segundo Fernanda, todas as ações foram planejadas para garantir a participação significativa de estudantes de graduação e pós-graduação nas equipes de trabalho. “Estamos muito felizes com a conquista do primeiro lugar. Essas ações visam não apenas beneficiar a sociedade com os resultados e produtos das pesquisas desenvolvidas no Departamento de Química, mas também reafirmar os compromissos éticos e solidários da universidade pública.”

Fernanda Cunha Souza coordenada o projeto “Narrativas Clássicas na Escola”, que propõe aprimorar a capacidade de expressão oral e escrita dos alunos (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Outro projeto contemplado é “Narrativas Clássicas na Escola: o mito fala sobre mim e eu falo sobre o mundo”, que envolve docentes do Mestrado Profissional em Letras e dos programa de pós-graduação em Linguística, em Letras: Estudos Literários e em Educação da UFJF. A proposta é aprimorar a capacidade de expressão oral e escrita dos alunos, incentivar a formação continuada de docentes e colaborar com a formação acadêmica dos discentes envolvidos. “Queremos promover a aproximação entre a universidade e a escola básica, especialmente através do Mestrado Profissional em Letras, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino no país”, afirma Fernanda Cunha Sousa, coordenadora do projeto.

O projeto selecionará narrativas míticas da Antiguidade Clássica e obras contemporâneas para tornar o aprendizado mais significativo. Os alunos reimaginarão essas histórias, criando textos que resultarão em videocasts, promovendo visibilidade ao trabalho e desenvolvendo habilidades digitais essenciais.

Uma das escolas que receberá este trabalho é a Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, localizada no Bairro São Pedro, próximo ao campus da UFJF, com ações de produção textual oral para turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e oficinas de formação continuada para todo o corpo docente da escola. Além disso, o projeto conta com o apoio dos projetos de extensão “Contos de Mitologia” e “Produtora de Multimeios da Facom”, do Grupo de Pesquisa Círculo de Estudos em Linguagem – CirceA da UFJF, e do projeto de extensão “Mitologando”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Governador Valadares

Pedro Carvalho, coordenador do projeto “Caminhos para a Saúde: abordagem interdisciplinar em Obesidade”, acredita que a extensão é um processo contínuo, que permeia todas as fases da pesquisa e pode promover transformações (Foto: Arquivo Pessoal)

O projeto “Caminhos para a Saúde: Abordagem Interdisciplinar em Obesidade” foi o único inscrito e contemplado no campus de Governador Valadares. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPgCAS), a iniciativa tem como objetivo oferecer atendimento multidisciplinar e interdisciplinar em saúde para adultos e idosos com excesso de peso, com ou sem comorbidades, residentes em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, Minas Gerais.

“Recebemos com grande satisfação a aprovação do projeto. Acreditamos que a extensão, sendo um processo contínuo, permeia todas as fases da pesquisa, transformando-a em uma dimensão que emerge do contexto social, é alimentada por ele e retorna como meio de promover transformações”, destaca Pedro Carvalho, coordenador do projeto.

Ele explica que o projeto pretende elaborar estratégias de conscientização sobre o excesso de peso para a população de Governador Valadares, além de avaliar e monitorar estado nutricional, uso de medicamentos, nível de atividade física, comportamento sedentário e saúde bucal dos participantes. As avaliações serão realizadas por meio de análises antropométricas, clínicas, bioquímicas, dietéticas e odontológicas. Outro objetivo do projeto é capacitar os profissionais de saúde do município para o atendimento adequado de adultos e idosos com excesso de peso.

Confira a lista completa dos projetos de pós-graduação contemplados. 

Outras informações
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa