Faculdade de Farmácia conta com serviços já tradicionais oferecidos à população, como a dispensação de medicamentos, e outros recentemente conveniados como exames laboratoriais das arboviroses, tuberculose e HIV (Foto: Twin Alvarenga)

Há 120 anos, as faculdades de Farmácia e de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se dedicam à saúde pública com ensino, pesquisa e extensão, oferecendo serviços gratuitos e de alta qualidade, tanto em nível regional quanto nacional. Fundados em 22 de agosto de 1904, esses foram um dos primeiros cursos de ensino superior da Universidade. Para celebrar a data, será realizada uma solenidade nesta quinta-feira, às 18h, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

O evento contará com a presença de figuras importantes na história centenária das faculdades, incluindo membros da atual gestão, ex-diretores, professores, servidores, técnico-administrativos em educação (TAEs), terceirizados e alunos. A cerimônia incluirá a exibição de um vídeo comemorativo que terá como destaque a trajetória e fatos marcantes das unidades, além de apresentação da Orquestra Sinfônica Pró-Música e do descerramento de placas em homenagem aos 120 anos da Odontologia e  da Farmácia.

O diretor da Faculdade de Farmácia, professor Marcelo Silvério, ressalta o papel essencial dos pesquisadores e farmacêuticos no atendimento das demandas de saúde pública. “Durante a pandemia de Covid-19, a faculdade lançou um laboratório de biologia molecular, financiado pelo Estado de Minas Gerais e pelo município de Juiz de Fora, oferecendo exames de biologia molecular e vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Mais recentemente, a partir de 2023, a faculdade começou a oferecer novos serviços de diagnóstico para tuberculose e HIV/AIDS, atendendo toda a macrorregião sudeste de Minas Gerais e beneficiando mais de 90 municípios”.

Clínicas da Faculdade de Odontologia atendem população em diversas especialidades, mediante encaminhamento das unidades básicas de saúde (Foto: Gessica Leine)

Para o diretor da Faculdade de Odontologia, Márcio José da Silva Campos, a trajetória acadêmica da instituição reflete-se na excelência profissional de seus egressos. “No dia 22 de agosto, ao celebrarmos os 120 anos da Faculdade de Odontologia, comemoramos tanto seu passado quanto seu presente de excelência. Este também é um momento crucial para planejarmos o futuro, garantindo que possamos honrar as conquistas e a história de nossos professores, técnicos e alunos.”

O vice-reitor da UFJF, Telmo Mota Ronzani, destaca a importância desses cursos na formação de profissionais que deixam um legado duradouro para a sociedade brasileira. “Juiz de Fora é reconhecida como um polo significativo na área da saúde, com uma longa tradição na formação de profissionais altamente qualificados e na contribuição para o desenvolvimento de políticas de saúde no SUS, além de avanços em pesquisa, tecnologia e inovação”, afirmou Ronzani.

Antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia, em 1930, na Rua Espírito Santo

A Escola de Farmácia e Odontologia foi fundada em 22 de agosto de 1904 e ficou vinculada ao Instituto Granbery até 1913. Em 1914, com a união dos cursos do Instituto Granbery e da Academia de Comércio, a instituição passa a ter sede na Rua Direita – hoje Avenida Rio Branco – sendo denominada Escola de Farmácia e Odontologia de Juiz de Fora.

Em 1923, o governador do Estado, Olegário Maciel, cede um novo edifício para a Faculdade, na Rua Espírito Santo. Em 1960, o presidente Juscelino Kubitscheck cria a UFJF, reunindo a Escola de Farmácia e Odontologia, juntamente com as faculdades de Direito, Engenharia, Ciências Econômicas e Medicina.

No ano de 1971, com o Decreto nº 62.883, a Faculdade de Farmácia e Odontologia é desmembrada em duas unidades acadêmicas: Faculdade de Farmácia e Bioquímica (FFB) e Faculdade de Odontologia.

Faculdade de Farmácia

O curso de Farmácia é reestruturado em 1972 e começa a oferecer as habilitações de Farmacêutico (com ênfase em análises clínicas) e Farmacêutico Bioquímico (valorizando as áreas industrial, farmacêutica e de alimentos). Ainda em 1972, foi fundado o Museu da Faculdade de Farmácia Professor Lucas Marques de Amaral, um dos únicos museus universitários do país sobre o tema.

Em 1990, a Faculdade expande sua atuação ao fornecer medicamentos para diversas prefeituras da região e ao implantar um projeto de análises clínicas para unidades de saúde municipais. Também é inaugurada a Farmácia Universitária, que se tornou um importante prestador de serviços à comunidade, com produção e distribuição de medicamentos.

Ainda na mesma década, acontece a implantação do Laboratório de Análises de Águas e Alimentos e do horto de plantas medicinais.

Já no centenário do curso, em 2004, a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora concede à Faculdade a Medalha Comendador Henrique Halfeld, a maior condecoração outorgada pelo município.

Ainda nos anos 2000, tem início as atividades dos mestrados em Ciências Farmacêuticas e em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados, este último em parceria com o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG-ILCT) e a Embrapa. Hoje, o programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas também conta com doutorado.

Faculdade de Odontologia

Construção da Faculdade de Odontologia, no campus

Entre os destaques da Odontologia, na década de 1990, acontece a criação do primeiro curso de especialização em Endodontia, pelo professor Carlos Alberto Campos. A graduação também passa por uma reestruturação, aumentando o tempo total de curso de quatro para cinco anos.

Durante as comemorações do centenário do da faculdade, são inauguradas as  clínicas de pós-graduação lato sensu, e criação do mestrado, em Clínica Odontológica. A aprovação do curso de doutorado acontece em 2019. Além disso, são construídos uma nova biblioteca e o Laboratório Integrado de Pesquisa Odontológica.