Mutirão começou no início da manhã desta 6ª com reconstrução do espaço, que poderá ser utilizado como uma sala de aula ao ar livre (Foto: Alexandre Dornelas)

O Instituto de Ciências Humanas (ICH) promoveu nesta sexta-feira, 16, um mutirão de reconstrução do espaço Ewê. O local homenageia o ex-docente do Departamento de Geografia, Leonardo Carneiro, idealizador do Núcleo de Agroecologia Ewê e do Laboratório Kizomba Namata. A iniciativa é do projeto de extensão ICH Sustentável e pretende tornar o espaço um local de sociabilização para a comunidade acadêmica e de práticas pedagógicas. O mutirão é um marco de várias ações que buscam introduzir práticas sustentáveis no Instituto.

O projeto, coordenado pela professora Luciana Bittencourt Villela, do Departamento de Turismo,  conta com docentes, técnicos-administrativos e estudantes do ICH, e tem como objetivo apoiar as ações da Comissão de Sustentabilidade do ICH e oportunizar um conjunto de intervenções no espaço interno e externo do ICH, para estimular práticas mais sustentáveis. Entre elas, a coleta seletiva de resíduos, a gestão eficiente de água e luz, a construção de espaços de estudo, convivência e descanso conectados às áreas verdes, a serem reconfiguradas com base nos preceitos da agroecologia e do paisagismo afetivo.

O projeto ainda pressupõe o diálogo constante entre docentes, discentes, entidades agroecológicas, associações de coleta de resíduos recicláveis, Pró-Reitoria de Infraestrutura, Direção do Instituto e Comissão de Sustentabilidade da UFJF.

Leonardo de Oliveira Carneiro

Leonardo Carneiro foi pró-reitor de Extensão da UFJF entre 2014-2016 e mantinha projetos de extensão e pesquisa ligados à agroecologia

Ex-docente do curso de Geografia, Leonardo de Oliveira Carneiro atuou na graduação e no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGeo), como pesquisador do Núcleo de Geografia, Espaço e Ação (Nugea) e foi, ainda, coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia e do Laboratório Kizomba Namata.

Durante sua trajetória, desenvolveu pesquisas e projetos de extensão universitária ligados à Geografia Agrária, Comunidades Tradicionais e Agroecologia. Foi pró-reitor de Extensão da UFJF entre 2014 e 2016 e estava à frente do ICH, como vice-diretor, quando faleceu em 2021.