Prepare-se para decolar rumo ao Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2025, com destino final à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Estudantes do ensino médio de escolas públicas ou privadas com bolsa integral ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem se inscrever sem custo algum.

É possível pedir a gratuidade da inscrição a partir das 15h desta segunda-feira, 12 de agosto. Fique atento pois o prazo termina às 18h do dia 16. A solicitação deve ser feita na Área do Candidato e, para isso, é necessário reunir alguns documentos.

CadÚnico
Para solicitar a gratuidade da taxa pelo critério do CadÚnico, o interessado deve acessar a Área do Candidato e, durante o ato de inscrição, informar o Número de Identificação Social (NIS). Ao preencher o cadastro on-line, o estudante deve declarar que pertence a uma família de baixa renda. O NIS informado precisa ser do próprio estudante e não dos pais ou de terceiros.

Além  disso, o processo exige outros dados, como o nome do candidato; número, órgão emissor e data de expedição da Identidade; data de nascimento; sexo; CPF; e nome da mãe. Essas informações precisam estar exatamente iguais aos dados constantes do CadÚnico para que a solicitação seja considerada.

Alunos que cursaram ensino médio em escola pública
Para pedir a isenção neste caso, é preciso ter cursado ou estar cursando o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. Também é preciso ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita.

A renda familiar deve ser calculada somando-se os rendimentos de todos os membros da família e, em seguida, dividindo a soma pelo número de membros. Assim obtém-se o valor per capita, ou seja, por pessoa. O resultado deve ser igual ou menor a R$2.460 (correspondente a um salário mínimo e meio vigente).

Também pela Área do Candidato, durante a inscrição, os estudantes de escola pública ou privada com bolsa integral devem encaminhar cópia digitalizada da Declaração Escolar referente a todas as séries do ensino médio que tenha cursado, quando for o caso, e a atual série em que está matriculado. O modelo da declaração pode ser encontrado no Anexo IX do Edital.

Vale destacar que a Declaração Escolar deve conter assinatura e carimbo do funcionário da instituição de ensino emissora. O documento deve estar completamente legível, e nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB.

Durante o preenchimento da inscrição, é preciso fornecer informações precisas e verdadeiras nos questionários exigidos. O candidato será eliminado do processo seletivo e poderá responder por crime contra a fé pública, se constatadas informações falsas ou inexatas. Poderá ser obrigado a ressarcir os custos referentes à taxa de inscrição, além de estar sujeito a outras penalidades previstas em lei.

Recursos e resultado
O resultado dos pedidos de isenção está previsto para 3 de setembro, a partir das 15h. Os que não forem contemplados, podem entrar com recurso dia 4, entre 9h e 16h. O resultado do recurso será disponibilizado em  10 de setembro.

Caso o estudante não consiga a isenção da taxa de inscrição, o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$150, deve ser feito até 16 de setembro, exclusivamente, no Banco do Brasil, considerando o prazo de compensação bancária.

Prepare-se para a viagem

As provas do Pism acontecem nos dias 14 e 15 de dezembro. Serão oferecidas 2.303 vagas em 76 cursos de graduação – 1.903 vagas com destino ao campus Juiz de Fora e 400 em Governador Valadares.

Edital Pism 2025

Outras informações: copese@ufjf.br