Aumentam as opções de pós-graduação stricto sensu na UFJF (Foto Stefânia Sangi)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a criação de dois novos cursos de doutorado: Enfermagem e Multicêntrico em Matemática. Este último será coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem a UFJF como uma das instituições associadas, juntamente com as universidades federais de Itajubá (Unifei), Uberlândia (UFU) e de Viçosa (UFV). Ambos os cursos têm previsão de início para 2025.

Para a pró-reitora Priscila Faria, aprovação dos programas é um reflexo do amadurecimento do corpo docente da instituição (Foto: Carolina de Paula)

“É com imensa alegria que recebemos a aprovação dos dois novos cursos de doutorado. Cada aprovação desses programas é um reflexo significativo do amadurecimento do corpo docente responsável por sua criação e desenvolvimento” afirma a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila de Faria. Segundo ela, há um rigor cada vez maior para abertura de doutorados no país e, para isso, é essencial contar com um grupo de professores experientes como orientadores.

Contribuição em saúde
O novo doutorado em Enfermagem visa atender à crescente demanda por qualificação na área da saúde em Minas Gerais. Atualmente, o Estado conta com apenas cinco cursos de mestrado acadêmico e dois doutorados – na UFMG e na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Segundo o coordenador do PPG em Enfermagem, Fábio Carbogim, doutorado atende às necessidades regionais e políticas públicas do estado, formando profissionais qualificados (Foto: Arquivo pessoal)

Conforme o coordenador do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF), Fábio Carbogim, o curso é inovador e alinhado com a Agenda de Prioridades de Pesquisa do Ministério da Saúde e pretende abordar temas avançados, como desenvolvimento de tecnologias em saúde, além de práticas baseadas em evidências e pesquisa clínica, que não são cobertos pelos programas já existentes em Minas. 

“Dada a complexidade do sistema de saúde e a necessidade de aumentar a produção científica e tecnológica, a criação deste doutorado é essencial. O PPGENF tem contribuído significativamente para a formação de pesquisadores e na tomada de decisões no campo da saúde. Este novo curso atende às necessidades regionais e políticas públicas, formando profissionais qualificados e impulsionando pesquisas que atendem às demandas sociais e organizacionais”. Desde sua criação, o PPGENF já formou 167 mestres.

Trabalho em conjunto
A proposta do Doutorado Multicêntrico em Matemática, integrada pelas universidades UFMG, Unifei, UFU, UFV e UFJF, foi construída desde 2018 e é paralela à criação da Rede Mineira de Matemática, uma rede de pesquisa colaborativa formada por 180 docentes de oito universidades do Estado.

Segundo o coordenador do PPG em Matemática, Luiz Fernando Faria, doutorado contribui para posicionar Minas Gerais como referência na pesquisa em matemática (Foto: Carolina de Paula)

De acordo com o coordenador do Programa de Pós-graduação em Matemática da UFJF, Luiz Fernando Faria, a proposta do doutorado “auxiliará no fortalecimento e na consolidação do ambiente acadêmico e científico do estado, contribuindo para posicionar Minas Gerais como uma referência em pesquisa matemática tanto no cenário nacional quanto internacional”. 

Faria também destaca que a criação deste doutorado representa um grande progresso na formação de recursos humanos altamente qualificados em Matemática e Estatística em Minas Gerais. Até o momento, o estado só contava com um programa de doutorado em Matemática, na UFMG. “Esta expansão visa atender à crescente demanda por formação altamente qualificada, além de promover o desenvolvimento científico e regional”, conclui. 

A UFJF já havia recebido, na última avaliação da Capes, a aprovação para o curso de doutorado profissional em Educação Matemática e passa, agora, a contar com dois programas completos na área – um acadêmico e outro profissional.