A Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, de 10 a 12 de setembro, o “2º Encontro de Literatura de Autoria Feminina”. O objetivo é ampliar o diálogo acadêmico sobre a produção literária feminina e os estudos de gênero. A ação conta com programação diversificada, que inclui oficinas, minicursos, mesas redondas, saraus e lançamento de livros. O evento é gratuito e aberto à comunidade. As inscrições podem ser feitas até 9 de setembro. Interessados em realizar apresentações de pôsteres devem preencher o formulário on-line até 5 de agosto.

Depois do êxito do 1º Encontro, evento ganha mais um dia na programação, com presença de professores e pesquisadores de universidades do Brasil e do exterior (Foto: Arquivo Pessoal)

Neste ano, o encontro expande suas atividades, com mais um dia na programação, criando um ambiente propício para a discussão e disseminação de conhecimentos sobre a literatura produzida por escritoras. Participam professores e pesquisadores de universidades do Brasil e do exterior, como St Peter’s College, University of Oxford (Inglaterra) e Universidad de Antioquia (Colômbia).

De acordo com a professora Nícea Nogueira, docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-Letras) – Estudos Literários, os trabalhos acompanham o percurso da crítica literária de autoria feminina desde a década de 1970 até os dias atuais, e refletem sobre a representação do feminino contemporâneo. “Os participantes também poderão verificar como as autoras contribuem para que a literatura sirva de veículo à voz feminina, em um período no qual a mulher luta para ver sua diferença reconhecida e respeitada”.

Os temas da literatura feminina abordados incluem “Violência e Resistência”, “LGBTQIAPN+”, e “Negras e Povos Originários”, além da celebração dos 110 anos das escritoras Carolina Maria de Jesus e Marguerite Duras. Segundo a organização, o evento promove reflexões provenientes dos debates realizados pelo Grupo de Pesquisa Travessias, incentivando o desenvolvimento de trabalhos, pesquisas e atividades acadêmicas em diversas áreas do conhecimento.

O encontro é organizado por docentes e discentes do Grupo de Pesquisa “Travessias e Feminismo(s): Estudos Identitários na Autoria Feminina”, vinculado ao PPG-Letras – Estudos Literários, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Educação (MEC). Todos os participantes recebem certificados.

Confira a programação.

(PPG-Letras Estudos Literários-UFJF)