As línguas espanhola, francesa, italiana e inglesa passaram a ressoar na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com mais frequência nos últimos dias. Com o Global July, iniciativa que oferece cursos em língua estrangeira, o aprendizado de novos conteúdos em outros idiomas fica mais próximo do cotidiano de alunos da graduação e pós-graduação.
O programa é também uma oportunidade para fortalecer a internacionalização da Universidade, com a vinda de pesquisadores com quem são realizadas parcerias em pesquisa e ensino. Ao todo, na edição 2024, são oferecidos 25 cursos, presenciais e on-line, de várias áreas, como Ciência da Religião, Literatura e Modelagem Computacional, até o próximo dia 9 de agosto.
O professor Rodrigo Weber, do Departamento de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da UFJF, é um dos ministrantes do curso intensivo “Computational Electrophysiology” (Eletrofisiologia Computacional), iniciado nesta segunda, 22, no Centro de Ciências.
Nesse campo de estudos, são empregados recursos de computadores para simular o funcionamento do corpo humano. Conforme explica Weber, a partir de modelos gerados com base em imagens e dados, como eletrocardiograma, de um paciente real ou virtual, é possível realizar testes, elaborar hipóteses e mesmo se adiantar no trabalho de prevenção, diagnóstico e prognóstico em saúde. Para isso, os pesquisadores associam conhecimentos de diversas áreas, como programação computacional, estatística, medicina e matemática.
Weber tem suas pesquisas focadas em modelagem do coração e eletrofisiologia cardíaca, com colaborações que incluem a elucidação de casos de pacientes do Hospital Universitário. Reúne mais de 200 artigos publicados em periódicos de alto impacto e coordena o Laboratório de Fisiologia Computacional na UFJF.
Durante duas semanas do minicurso, serão abordadas introdução ao campo da eletrofisiologia, propagação elétrica em membranas celulares e tecidos e modelagens sobre arritmias cardíacas e eletrocardiogramas. Além de Weber, as aulas serão ministradas ao lado de outros quatro pesquisadores: Bernardo Rocha e Noemi Monteiro, da UFJF; Rafael Sachetto, da Universidade Federal de São João Del-Rey (UFSJ); e Fernando Campos, da King’s College de Londres (Reino Unido), que foi orientado por Weber na pós-graduação e atualmente realiza estágio de pós-doutorado na Inglaterra.
Confira a lista completa de cursos no site da Diretoria de Relações Internacionais da UFJF, que organiza o evento com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.
Outras informações
Diretoria de Relações Internacionais
globaljuly@ufjf.br
Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional
Laboratório de Fisiologia Computacional
Siga a UFJF nas redes sociais
Instagram: ufjf
Facebook: ufjfoficial
X: ufjf_
Youtube: TVUFJF
Spotify: ufjfoficial