A diretora da Faculdade, Luciana Melquíades, e o coordenador do curso Bruno Stigert receberam o selo em Brasília em evento da OAB

A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, mais uma vez, o selo de qualidade “OAB Recomenda”. A entrega do prêmio aconteceu na sede do Conselho da Ordem dos Advogados (OAB) do Brasil, no dia 19 de junho, em Brasília, e contou com a presença do coordenador do curso, Bruno Stigert, e da diretora da Faculdade, Luciana Melquíades.

A instituição esteve presente em todas as oito edições do prêmio, demonstrando excelência e compromisso na formação de novos profissionais do meio jurídico. “Trazer este selo para nossa comunidade acadêmica realimenta o comprometimento institucional com a elevada qualidade acadêmica e nos impulsiona para seguirmos pavimentando um caminho de realizações para nossos egressos”, avaliou Luciana Melquíades.

O selo foi criado a partir da necessidade de examinar a qualidade dos cursos jurídicos em atividade no Brasil. Entre os mais de 1.900 cursos de Direito, apenas 198 (cerca de 10%) foram recomendados com o selo. A escolha das instituições é baseada em dois requisitos: o percentual de aprovação no exame da Ordem e a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). 

No caso do índice de aprovação nos exames da Ordem, a UFJF mantém alto aproveitamento, e já foi destaque como a instituição com maior aprovação do Brasil. Em 2023, na primeira edição do ano (37º exame da OAB), 70% dos egressos do curso em GV foram aprovados e, em Juiz de Fora, 66%. Já em relação ao Enade, o curso de Direito obteve a quarta maior nota do país na última edição da avaliação.

Segundo o coordenador Bruno Stigert, para as instituições, o Selo OAB é visto como um reconhecimento do desempenho do curso de Direito oferecido e uma forma de garantir a credibilidade e a competitividade no mercado educacional. “Já para os estudantes, é uma garantia de que o curso escolhido apresenta indicadores positivos a partir de uma avaliação realizada pela principal entidade de representação da classe jurídica no país”, comentou.

Para a diretora, os resultados de excelência “confirmam que estamos no caminho certo para a preservação da tradição de excelência da Faculdade de Direito da UFJF. Avançamos em novas metodologias de ensino e o entrelaçamos com a pesquisa, a extensão e a inovação, tudo isso graças à dedicação intensa de nosso corpo docente, técnico e discente e do espírito de seriedade que nos acompanha ao longo de mais de 90 anos de existência”.