O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), através do projeto Mamm Acadêmico e em parceria com o Laboratório de História da Arte (Laha) e o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), promove o curso “Produções acadêmicas: o projeto, a escrita e as comunicações”. Ministrado pelos doutorandos do PPGH, Johnatas Costa, Laíza Rodrigues e Luisa Vianna, o evento gratuito acontece nos dias 27 de julho e 3 de agosto, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Mamm. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site do museu, onde também está disponível a ementa do curso.

O objetivo do curso, de acordo com os ministrantes, é discutir ferramentas acerca da produção do projeto de pesquisa, a escrita acadêmica e as comunicações nesse campo. Destinado a alunos de graduação, pós-graduação e pessoas interessadas em aprimorar suas habilidades nas áreas mencionadas, esta é uma oportunidade para desenvolver competências essenciais para o ambiente acadêmico.

Mamm Acadêmico

O curso é a primeira atividade do Mamm Acadêmico, projeto vinculado ao Programa de Pesquisa do museu e disposto em seu Plano Museológico. Em parceria com os Programas de Pós-graduação no âmbito da UFJF e demais universidades, a iniciativa visa estimular e consolidar as pesquisas no acervo museológico do Mamm e em áreas como Arte, História da Arte, Licenciatura, Museologia e Patrimônio, promovendo reflexões e diálogos entre o conhecimento acadêmico e a sociedade.

Sobre os ministrantes

Johnatas Costa: Natural de Aracaju, é mestre em História pela Universidade Federal de Sergipe. Na Universidade Federal de Juiz de Fora, é doutorando em História e integrante do Laboratório de História da Arte (Laha/UFJF).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2115137814213472

Laíza Rodrigues: Doutoranda em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestra (2023) pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com financiamento Fapemig. Licenciada (2019) e Bacharel (2021) em História, com ênfase em Patrimônio Histórico, pela mesma instituição. É membro do Laboratório de História da Arte (Laha/UFJF). Tem interesse na área de História, com destaque para a pesquisa no campo da História da Arte e da Cultura, Historiografia e Crítica de Arte Brasileira na Primeira República, bem como da História das Exposições.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1327041503820819

Luisa Vianna: Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestra (2020) pelo mesmo programa com financiamento Capes. Bacharela (2018) com ênfase em Patrimônio Histórico e Licenciada (2016) em História pela mesma instituição. Tecnóloga (2016) no Curso Superior de Produção Cênica pela Faculdade Machado Sobrinho. Membro do Laboratório de História da Arte (Laha) da UFJF.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9993100454634531

Curso: Produções acadêmicas: o projeto, a escrita e as comunicações

Datas: 27 de julho e 3 de agosto, das 9h às 12h e das 14h às 17h

Local: Museu de Arte Murilo Mendes