A UFJF-GV foi representada por 19 pessoas no evento da Abeno (Foto: divulgação)

O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) foi a instituição que recebeu o maior número de premiações na 59ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico, realizada entre os dias 9 e 12 de julho, em Belo Horizonte.

O curso de Odontologia recebeu cinco dos 18 prêmios possíveis no evento que busca discutir temas estruturantes para formação em Odontologia. “Fiquei impactado positivamente com o desempenho dos discentes de pós-graduação e graduação, pois apresentaram e defenderam oralmente seus trabalhos com maestria. Como saldo dessa rica experiência, ficou consolidado um grupo extremamente motivado pelos resultados positivos obtidos no evento”, destacou o professor Rodrigo Varella de Carvalho, orientador de duas estudantes que tiveram seus trabalhos reconhecidos.

Campus GV foi a universidade com maior número de trabalhos premiados no evento. (Foto: divulgação)

A UFJF-GV foi representada na Abeno por 19 pessoas: oito professores do departamento de Odontologia, duas alunas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde e nove de graduação. Juntos, foram responsáveis pela apresentação de 21 trabalhos. “É importante destacar o engajamento e participação de vários professores do departamento, que brilhantemente deram visibilidade nacional e internacional para Odontologia da UFJF-GV. Por outro lado, foi muito inspirador e motivante ver alunos da graduação e pós-graduação se dedicarem ao desenvolvimento e apresentação dos trabalhos apresentados. Foi gratificante também ver vários professores se atualizando quanto às práticas de metodologias ativas e do ensino transversal”, explicou a coordenadora do curso de Odontologia da UFJF-GV, Alexa Magalhães Dias.

O curso de Odontologia recebeu cinco dos 18 prêmios possíveis no evento. (Foto: divulgação)

Vice-coordenadora e orientadora de dois trabalhos premiados, a professora Francielle Silvestre Verner afirma que o congresso foi um marco para o curso de Odontologia da UFJF-GV. “Ver nossas alunas de graduação e pós-graduação brilhando em suas apresentações e recebendo inúmeros prêmios evidencia a relevância dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos e o impacto positivo na formação acadêmica. A experiência no congresso reforçou nosso compromisso com a inovação e a excelência no ensino odontológico, consolidando nossa posição de destaque na área”.

Dentre os professores participantes, quatro são integrantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso. Eles aproveitaram a oportunidade para ampliar as “discussões sobre matriz, conteúdos e metodologias, uma vez que o curso passa por uma reforma curricular extensa”, conforme destacou o professor docente membro do NDE, Rafael Binato Junqueira.

A 59ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico aconteceu na capital mineira. (Foto: divulgação)

“A discussão de uma diferente forma de ensinar é tão importante quanto o aperfeiçoamento técnico e diz muito sobre a formação de profissionais cada vez mais independentes, críticos, bons comunicadores e criativos. As dificuldades do nosso curso no campus GV são inúmeras, mas ficam tão pequenas quando vemos tudo que estamos fazendo. Ainda mais com esse reconhecimento de um congresso com a Abeno”, complementou a também docente membro NDE, Larissa de Oliveira Reis.

Os trabalhos apresentados abordaram diferentes temas no contexto da Odontologia (Foto: divulgação)

Estudante do 9º período de Odontologia, Izabela Costa relata que o evento teve uma abordagem voltada aos métodos de ensino, a interprofissionalidade e valorizou o protagonismo estudantil durante as discussões. “O fato de ser um evento nacional proporcionou um contato com diferentes realidades dentro das universidades nos país, uma troca de experiências inigualável, foi uma grande oportunidade a edição desse ano ser em Minas Gerais próximo à nossa universidade, que foi muito bem representada nos debates e nas apresentações”.

Confira abaixo os trabalhos da UFJF-GV premiados, bem como as modalidades das premiações, nomes e relatos de alguns dos autores.

TRABALHOS PREMIADOS

1º LUGAR – CATEGORIA PÓS-GRADUAÇÃO, DOCENTES e PROFISSIONAL GRADUADO
Modalidade: Relato de experiência
Título: Desenvolvimento de podcast como estratégia metodológica inovadora em orientação profissional
Autores: Evelise Ferreira de Morais, Gabrielle Cristiny Moreira, Ana Julia Cangussu Lima, Leandra Temponi Medeiros, Sibele Nascimento de Aquino, Rafael Binato Junqueira, Larissa de Oliveira Reis, Francielle Silvestre Verner.

Relato de Evelise Ferreira de Morais, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde: “Receber esse reconhecimento é uma honra para minha trajetória e indica que estamos no caminho certo. O evento foi extremamente enriquecedor, com vivências valiosas, repleto de inovações na Odontologia e debates sobre o ensino com participantes nacionais e internacionais. Em resumo, participar da Abeno foi uma experiência inesquecível e me proporcionou uma visão da importância da dedicação, do estudo e da paixão pelo ensino”.

1º LUGAR – CATEGORIA PÓS-GRADUAÇÃO, DOCENTES e PROFISSIONAL GRADUADO
Modalidade: Trabalhos técnicos/tecnológicos
Título: ChatGPT como ferramenta auxiliar para elaboração de práticas pedagógicas inovadoras
Autores: Francielle Silvestre Verner, Leandra Temponi Medeiros, Ana Julia Cangussu Lima, Gabrielle Cristiny Moreira, Evelise Ferreira de Morais, Rafael Binato Junqueira, Sibele Nascimento de Aquino, Larissa de Oliveira Reis.

Relato de Gabrielle Cristiny Moreira, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde: “Foi muito importante compartilhar espaços com estudantes dedicados, grandes profissionais e docentes de várias instituições do Brasil e do mundo. O evento, assim como as premiações recebidas, apenas confirmaram o quanto nossa universidade tem a contribuir com a pesquisa e o ensino. Muito feliz e orgulhosa por toda conquista de nossa UFJF-GV”.

1º LUGAR – CATEGORIA GRADUAÇÃO
Modalidade: Trabalhos científicos
Título: Inteligência artificial no desempenho de estudantes de odontologia: revisão sistemática
Autores: Leandra Temponi Medeiros, Ana Julia Cangussu Lima, Gabrielle Cristiny Moreira, Larissa de Oliveira Reis, Sibele Nascimento de Aquino, Cleidiel Aparecido Araujo Lemos, Rafael Binato Junqueira, Francielle Silvestre Verner.

Relato de Leandra Temponi Medeiros, aluna do 7º período da graduação: “A reunião da Abeno foi o primeiro congresso que participei, e tive a oportunidade de levar um trabalho. E foi uma experiência muito relevante pra minha formação pessoal e acadêmica, conhecer tantas pessoas relevantes na educação odontológica, e aplicar os conhecimentos adquiridos até agora na universidade em um novo ambiente, foi desafiador, mas gratificante perceber que, apesar dos desafios, temos acesso a uma educação de excelência, e a muitas oportunidades”.

Menção Honrosa – CATEGORIA GRADUAÇÃO
Modalidade: Trabalhos técnicos/tecnológicos
Título: ICDAS EduExplorer: uma ferramenta interativa para o ensino odontológico
Autores: Mycaella Silva de Lima, Luisa Amorim Pêgas de Souza, Luiz Alexandre Chisini, Rodrigo Varella de Carvalho.

Relato de Mycaella Silva de Lima, aluna do 7º período da graduação: “Foi ótimo poder levar um projeto e torná-lo conhecido às pessoas, levar e ensinar ciência é algo impressionante. Pude aprender e também contribuir por meio do projeto e minhas opiniões. Meu trabalho foi sobre um aplicativo que auxilia estudantes a compreenderem um importante sistema de detecção de cárie, e ganhou menção honrosa na categoria trabalho técnico/tecnológico”.

Menção Honrosa – CATEGORIA GRADUAÇÃO
Modalidade: Trabalhos técnicos/tecnológicos
Título: Desenvolvimento de aplicativo para calcular dose máxima de anestésicos odontológicos
Autores: Luisa Amorim Pegas de Souza, Mycaella Silva de Lima, Luiz Alexandre Chisini, Rodrigo Varella de Carvalho.

Relato de Luisa Amorim Pegas de Souza, aluna do 7º período da graduação: “Essa premiação, juntamente com outras conquistadas por colegas do nosso campus, nos faz refletir sobre como nossos esforços, mesmo diante de tantas dificuldades, podem ser recompensados. Isso é especialmente gratificante e possível devido ao trabalho árduo de professores tão capacitados e dedicados como os nossos.”