Reitora da UFJF, Girlene Alves (na primeira fila) e pró-reitora de Extensão, Érika Andrade (atrás, à esquerda) apresentaram ações extensionistas da Universidade (Foto: Universidade Federal de Viçosa – UFV)

Representantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e de outras dez universidades federais de Minas Gerais participaram do lançamento do edital do Programa Participa Minas, em evento realizado no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O edital é voltado a propostas interinstitucionais de extensão universitária com foco em desenvolvimento sustentável e prevenção ou mitigação dos impactos da mineração no estado. As ações também precisam ter relação com a prática da pesquisa. Os interessados podem enviar propostas até o dia 26 de agosto. 

O edital é proveniente de Termo de Compromisso firmado entre o Ministério Público Federal (MPF), a UFV e a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) em abril de 2023, para a destinação de R$ 1,4 milhão ao financiamento de projetos de extensão universitária. Embora o programa, chamado Participa Minas, tenha sido formatado pelo MPF em conjunto com a UFV, as outras 10 universidades federais mineiras poderão aderir ao acordo.

Os recursos para os projetos que forem aprovados são provenientes de acordo firmado em fevereiro de 2022 entre o Ministério Público e o Governo de Minas Gerais e a mineradora Samarco, em razão do descumprimento de prazo estabelecido pela Lei Estadual 23.291/2019, para o descomissionamento da cava e da barragem do Germano, na cidade de Mariana (MG). 

Confira o edital completo e o formulário de inscrição

Fortalecimento da extensão nas universidades mineiras

A reitora da UFJF, Girlene Alves, e a pró-reitora de Extensão, Érika Andrade, apresentaram as principais ações de extensão desenvolvidas pela UFJF durante o evento de lançamento do edital. De acordo com Érika, fortalece as ações de extensão das universidades participantes. 

“É também uma oportunidade para fomentar a criação de projetos de trabalho interinstitucional, onde as instituições possam interagir, o que será um benefício para todos nós. Será possível fortalecer as ações voltadas para o meio ambiente, não apenas de retorno para a sociedade, mas também dos futuros profissionais”, reflete a pró-reitora. 

De acordo com o procurador da República Carlos Bruno, os recursos serão gerenciados pela Funarbe e cada proposta poderá receber até R$100 mil para pagamento de bolsas de extensão, serviços, transporte e diárias.

“Este projeto de apoio à extensão universitária une a defesa da educação a um resgate à sociedade mineira da dívida histórica que a mineração tem com o povo de Minas Gerais. Trata-se de uma atividade econômica lícita e importante, mas que retira muito e devolve pouco ao estado”, avalia o procurador. 

O evento de lançamento do edital Participa Minas foi coordenado pelo reitor da UFV e presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes), Demetrius David da Silva.