A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta segunda-feira, 1º de julho, a lista de reclassificação do processo seletivo para os cursos de graduação em Educação a Distância (EaD) em 2024. Ao todo, 330 candidatos foram convocados para a realização da matrícula, que terá duas etapas: confirmação de interesse pela vaga e  envio de documentação. A lista completa com todos os nomes está disponível no site da Coordenação de Registros Acadêmicos (Cdara).

Os candidatos aprovados devem realizar a pré-matrícula pelo site da Cdara, das 10h desta quarta, 3, até as 23h59 da quinta, 4. Já o envio da documentação deve ser feito das 12h do dia 8 de julho até o dia 12 do mesmo mês. A ação também precisa ser feita pelo site da coordenação.

Saiba como confirmar a vaga na UFJF

1ª Etapa – matrícula on-line

O primeiro passo para realizar a matrícula consiste na confirmação de interesse na vaga. Esse processo deve ser realizado exclusivamente pela Internet, por meio de link disponibilizado na página da Coordenação de Registros Acadêmicos (Cdara). Os candidatos devem realizar esta etapa entre os dias 3 e 4 de julho. 

2ª Etapa – envio de documento

A relação de documentos que devem ser entregues pelos ingressantes nos cursos EaD pode ser conferida na Portaria de Matrícula da UFJF, disponibilizada na página da Cdara. Essa listagem varia de acordo com o grupo de acesso ou cota da pessoa convocada. Os candidatos devem realizar esta etapa entre os dias 8 e 12 de julho. O envio da documentação deve ser realizado por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).

Para iniciar o envio, o candidato deve acessar o Siga, clicar em “Meu primeiro acesso” e seguir o passo a passo: digitar o CPF no Passo 1 – campo “Login” e, depois, clicar em “Receber código”, a ser enviado para o e-mail informado na pré-matrícula.

Após receber o código, o estudante deve informá-lo no Passo 2 – “Digite abaixo o código recebido” e clicar em “Confirmar código”. Na sequência, deve-se criar uma senha, de acordo com as orientações apresentadas na tela, e clicar em “Envio de documentação para a matrícula”. Por fim, o candidato deve informar usuário (CPF) e senha (criada no passo anterior) para acessar o sistema.

Depois que o primeiro acesso tiver sido feito e a senha criada, caso o aluno precise entrar novamente no sistema de envio de documentação para matrícula, é necessário apenas acessar o Siga, clicar em “Enviar documentação para matrícula” e informar usuário (CPF) e senha (criada previamente).

É fundamental que o candidato leia atentamente os termos da matrícula, preencha os formulários on-line solicitados e envie os documentos listados nos anexos do Regulamento de Matrícula da UFJF, de acordo com o seu grupo de ingresso. O limite de tamanho para cada documento enviado é de 3 MB. As informações presentes nos documentos devem estar legíveis, sem cortes ou rasuras.

Confira o vídeo abaixo com as orientações para o envio da documentação de matrícula. 

Outras informações: Coordenação de Registros Acadêmicos (Cdara).