Servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vinculados às pró-reitorias de Inovação (Proinova) e de Sistemas de Dados e Avaliação (Prosdav) participaram de eventos recentes na área de Tecnologia, com o objetivo de trocar experiências e soluções.

A equipe de gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), lotada no Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO), vinculado à Prosdav, participou da edição 2024 do Workshop de Tecnologia de Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES), realizado em São Paulo entre os dias 4 e 6 de junho. A equipe foi acompanhada pelo pró-reitor de Sistemas de Dados e Avaliação Institucional, Marcel Vieira. 

Já o pró-reitor de Inovação, Fabrício Campos, participou dos debates da 3ª reunião do Grupo de Trabalho de Transição Energética do G20 Brasil, em Belo Horizonte, no último mês de maio. 

Encontro sobre Tecnologia da Informação e Comunicação

Neste ano, o tema do WTICIFES 2024 foi “Estratégias de TI para a Reconstrução e Inclusão nas Ifes”. O objetivo foi discutir as possibilidades de utilização das TICs para a reconstrução das Instituições Federais de Ensino Superior, tendo em vista a adaptação das Ifes às mudanças do mundo moderno. 

O WTICIFES é organizado pelo Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das Ifes (CGTIC), que integra a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). 

Como aponta o gerente de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, Francisco Henrique Cerdeira Ferreira, o tema principal do evento neste ano é, também, uma preocupação da UFJF. “E está elencada em nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), como objetivo estratégico”, afirma o servidor, que destaca também os debates em torno de temas como inovação de serviços, governança e gestão de TIC.

Da esquerda para a direita: gerente de Governança e Aquisições de TI, Sérgio Lima; gerente de Suporte, Thiago Nery; gerente de projetos e sistemas, Crystiam Kelle Pereira e Silva; coordenadora do CGCO, Patrícia Curvelo; gerente de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, Francisco Henrique Ferreira; e pró-reitor de Sistemas de Dados e Avaliação, Marcel Vieira, no WTICIFES 2024 (Foto: Divulgação)

Entre os assuntos debatidos no workshop, a gerente de projetos e sistemas, Crystiam Kelle Pereira e Silva, destaca o uso das TICs no apoio ao aprendizado, redução de desigualdades, suporte à decisão e melhorias quanto à infraestrutura, segurança e privacidade. “Além disso, são discutidas questões relacionadas à retenção de talentos na área de TIC e melhores práticas de fornecimento de serviços no contexto das Ifes”, enumera. 

De acordo com a coordenadora do CGCO, Patrícia Curvelo, participar de um evento do tipo permite “a troca de experiências e o compartilhamento de melhores práticas e soluções de TIC entre as IFES, possibilitando um avanço maior na oferta de serviços de grande impacto em nossa Universidade”, afirma a servidora. Ainda de acordo com Patrícia, foram compartilhadas experiências de sucesso e será feita uma curadoria da aplicabilidade das ideias na UFJF. 

O grupo de gestores de TIC da Universidade no WTICIFES 2024 foi acompanhado pelo pró-reitor de Sistemas de Dados e Avaliação, Marcel Vieira. Para o pró-reitor, a presença da equipe nas “intensas discussões” e no compartilhamento de conhecimento, “reafirmam o compromisso da Pró-reitoria de Sistemas de Dados e Avaliação (Prosdav) com a excelência e a inovação em TIC na UFJF, buscando sempre as melhores práticas para fortalecer nossa infraestrutura tecnológica e, consequentemente, aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à nossa comunidade acadêmica.”

Ainda segundo Vieira, o grupo retorna de São Paulo, com uma “bagagem repleta de novas ideias e soluções que, sem dúvida, contribuirão significativamente para o avanço dos nossos projetos e iniciativas.”

Coordenadora do CGCO assume vice em regional de colegiado da Andifes

Patrícia Curvelo e Lidiane Silva na eleição do CGTIC (Foto: arquivo pessoal)

Após a finalização do WTICIFES, a coordenadora do CGCO, Patrícia Curvelo, foi eleita vice-coordenadora da Regional Sudeste do CGTIC/Andifes. A eleição foi realizada na última sexta-feira, 7, em reunião do CGTIC. Patrícia compôs chapa com a professora Lidiane Cristina da Silva, superintendente de TI da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que foi eleita coordenadora da Regional Sudeste do CGTIC.

“Me sinto honrada em ter sido escolhida pelos colegas gestores de TIC das Ifes do Sudeste. É a primeira vez que teremos coordenações regionais no CGTIC e fiquei surpresa com o convite da Lidiane, para coordenarmos a região Sudeste. Representar a UFJF nesse colégio de pessoas tão capacitadas é um orgulho”, afirma Patrícia.

Na mesma ocasião, o professor Luciano Gonda, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), foi eleito coordenador nacional do CGTIC.

Participação em Fórum do G20 Brasil 

O pró-reitor de Inovação e diretor do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), Fabrício Campos, participou das discussões preparatórias do G20 Brasil sobre Transição Energética da Aviação, realizadas em 29 de maio. Entre os temas abordados no evento estavam a promoção e produção de SAF, que é o combustível sustentável da aviação, para a consolidação de um mercado global integrado. 

Pró-reitor de Inovação, Fabrício Campos, destaca a contribuição da academia para a transição energética, por meio do desenvolvimento de pesquisas e de conhecimento especializado em inovação (Foto: arquivo pessoal)

“É uma honra representar a academia neste importante encontro durante a reunião do G20 em Belo Horizonte, onde discutimos temas cruciais para a transição energética global. A participação da academia é fundamental, pois podemos contribuir com pesquisas inovadoras, conhecimento especializado, uma visão de longo prazo, além da formação de profissionais e pesquisadores. A transição energética é um desafio complexo que requer colaboração entre governos, indústrias e instituições acadêmicas, e estou confiante de que juntos podemos impulsionar soluções sustentáveis para um futuro energético mais promissor com foco na redução da emissão de gases de Efeito Estufa.”

A 3ª reunião de Transição Energética contou com a presença de líderes globais os quais discutiram temas variados relacionados à energia, como inovação tecnológica e políticas públicas necessárias na transição para fontes de energia renovável. O evento foi realizado entre 27 e 29 de maio.