(Atualizado no dia 11/06/2024 às 09h03)
O prazo para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi prorrogado para até esta sexta-feira, 14. A informação é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o exame educacional.
Para se inscrever, os candidatos devem acessar a Página do Participante, preencher as informações solicitadas e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), para fazer o pagamento da taxa de inscrição. Agora, com a nova data, a tarifa de R$85 deve ser quitada até o dia 19 de junho. Estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio da rede pública são isentos da taxa de inscrição no Enem. As provas acontecem em dois domingos consecutivos, dias 3 e 10 de novembro.
O candidato também tem até o dia 14 de junho para solicitar o atendimento especializado, que é direcionado a pessoas com surdez, cegueira ou deficiência auditiva; baixa visão e visão monocular; transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, dislexia, deficiências físicas e déficit de atenção; gestantes; estudantes de classe hospitalar e/outra condição específica.
Fazer a prova do Enem é uma das formas de entrar na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Saiba mais sobre o processo de inscrição no exame.
Como se inscrever?
Para se inscrever no Enem, o primeiro passo é criar login e senha na Página do Participante, depois clicar no botão “Inscrição”.
Durante o processo serão solicitados dados pessoais, como CPF, data de nascimento, telefone para contato e CEP da residência. Também é necessário informar a escolaridade e responder a questionário sobre a situação socioeconômica. O candidato deve também escolher a língua estrangeira de sua prova, entre inglês ou espanhol. A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa.
Sobre o Enem
A UFJF disponibiliza 50% das vagas em seus cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Enem. Além disso, fazer a prova é requisito para aderir a programas governamentais de auxílio estudantil, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Sem a realização do Enem, não é possível se inscrever nesses programas.
Confira o edital completo do Enem para obter outras informações.