A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está se unindo à Fundação Médica do Rio Grande do Sul (FundMed), apoiadora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), em uma campanha solidária, para arrecadação de doações destinadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Dessa forma, estudantes, funcionários e prestadores de serviço da UFJF que desejarem contribuir podem fazer doações em dinheiro por meio do Pix, utilizando o CNPJ 94.391.901/0001-03, ou realizar depósitos na conta 88148-2 (Banco 748 – Sicredi), em nome da FundMed. A página da Fundação exibe a prestação de contas da campanha, que, até a manhã desta segunda-feira, 13, já havia arrecadado mais de R$93 mil.

A UFJF optou por apoiar essa instituição, pois dessa forma os recursos arrecadados podem ser aplicados com mais celeridade e conforme as necessidades mais urgentes dos atingidos pela tragédia.

(Arte: Gian Rezende)

Nas últimas semanas, chuvas intensas desencadearam enchentes devastadoras em diversas regiões do estado. Conforme o mais recente relatório da Defesa Civil, até domingo, 12, 145 pessoas perderam suas vidas devido às chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde a semana passada. O número de municípios afetados alcançou 447, enquanto o estado registra 806 feridos e 132 desaparecidos. Mais de 2 milhões de habitantes gaúchos foram impactados, sendo que 538.743 encontram-se desalojados e 81.200 foram encaminhados para abrigos.

A FundMed é uma instituição privada sem fins lucrativos que faz a gestão administrativa e financeira de projetos desenvolvidos na própria UFCSPA, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em hospitais universitários da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh).