(Foto: Alexandre Dornelas)

Mestranda Désia Souza (em pé) desenvolveu o trabalho a partir da análise do programa Repórter Itatiaia, da emissora em Juiz de Fora (Foto: Alexandre Dornelas)

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), Désia Souza, defendeu, nessa sexta-feira, 5, a dissertação “Os desafios do Radiojornalismo segmentado: análise do noticiário Repórter Itatiaia, em Juiz de Fora”. A pesquisa busca compreender se o jornalismo realizado pelo programa atende às premissas de prestação de serviço.

Désia é coordenadora de jornalismo da Rádio Itatiaia FM de Juiz de Fora, que apresenta diferenças na programação em relação à emissora de Belo Horizonte e a outras da mesma rede. Com base na necessidade de entender quais as percepções e expectativas do ouvinte para a programação jornalística da emissora local, o trabalho foi feito a partir da análise de 15 dias do programa Repórter Itatiaia. Junto à avaliação do conteúdo veiculado, no total de 166 matérias, foi aplicado um questionário a 58 ouvintes.

A pesquisadora aponta para a questão das transformações que o rádio passou ao longo do tempo para se adaptar com o surgimento de outros meios de comunicação. Atualmente, essa adequação deve continuar e, para Désia, o caminho está na segmentação. “Se o rádio quiser permanecer, acho que tem que ser cada vez mais focado em um público que quer atingir. Os estudos indicam que o caminho do rádio é a segmentação, você escolhe para qual tipo de público você quer falar, e tem que aprender a falar com esse público”, diz.

Para o orientador Márcio de Oliveira Guerra, uma das contribuições do trabalho é sinalizar para a necessidade de os jornalistas, que atuam em emissoras de rádio, estarem sempre avaliando junto a seu público o que é realmente de seu interesse. “O rádio continua merecendo estudos, interpretações e análises da sua potencialidade, e o trabalho dela mostra como é importante a pesquisa junto à audiência, para que você não faça um rádio na base da intuição, e sim com base naquilo que você realmente identifica como algo que o ouvinte quer ou espera da sua rádio”, afirma.