mknob_tela

m.knob foi desenvolvido pelo Laboratório FrameNet Brasil. (Foto: Divulgação)

Já pensou se existisse um aplicativo que além de servir como um guia turístico de bolso, oferecendo mais autonomia na hora de viajar, também trouxesse uma plataforma de “gamificação” para seu entretenimento? Pesquisadores e alunos dos departamentos de Letras e Ciência da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançam nesta sexta, 5, o aplicativo m.knob (Multilingual Knowledge Base – Base de Conhecimentos Multilíngue), resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido no Laboratório FrameNet Brasil, do Programa de Pós-Graduação em Linguística.

Diferente do “Dicionário da Copa”, produzido pelo grupo em 2014, o m.knob terá um sistema de recomendação como ferramenta adicional e de principal função. O usuário poderá acessar o aplicativo por meio de login pelo Facebook, e logo responderá a um questionário com suas preferências turísticas. A partir dessas informações, o m.knob sugere locais próximos ao usuário de acordo com suas escolhas, fornecendo também dados como localização e funcionamento.  Durante o período das Olimpíadas, o usuário também poderá escolher suas modalidades favoritas, e o aplicativo mostrará onde as competições acontecem. “A seleção que a pessoa faz são seus dados de perfil e de seu contexto, o que vai servir para identificar algumas das suas preferências e ajudar a filtrar na hora de recomendar”, diz Fernanda Campos, professora do Departamento de Ciência da Computação e pesquisadora do projeto.

Disponível em português, inglês e espanhol, o m.knob se diferencia por funcionar com uma base dados associada a ferramentas semânticas, formando um modelo de rede de conhecimentos por diferentes categorizações. “A forma de fazer buscas e relações em outros aplicativos geralmente é sintática. O modelo que está por baixo do m.knob é um modelo semântico, envolve relações e envolve essa parceria da linguística com a computação, que é algo complicado de se fazer mas estamos conseguindo desenvolver aqui na Universidade”, explica Regina Braga, também pesquisadora e professora do Departamento de Ciência da Computação. “A vantagem é que você terá respostas muito mais focadas e precisas, porque não é baseado em busca de palavra-chave com combinação de texto, mas sim na navegação nessa rede de conhecimentos”, completa.

O aplicativo também trará uma recreação ao usuário, que através do personagem “Greg, o gringo”, poderá acumular pontos conforme realiza ações dentro do aplicativo. Esses pontos ajudam Greg a ganhar medalhas e troféus, além de liberar itens para caracterizar o personagem. Todas suas conquistas se somam na sua escala da evolução no aplicativo, que é dividido em níveis. Greg começa como “Turistão”, como referência a pessoas que viajam apenas por agências. De acordo com o coordenador do projeto, Tiago Timponi Torrent, a ideia do aplicativo é dar independência, permitindo às pessoas montarem sua própria programação.

Ainda segundo Torrent, o usuário poderá dar um feedback sobre o aplicativo, através de avaliações e sugestões, o que ajudará em outras pesquisas, juntamente com o fato de estar sendo lançado no período das Olimpíadas, quando será possível levantar dados das mais diferentes pessoas. “Quanto mais usuários temos, conseguimos ver como se comportam, anonimamente. Nessa hora em que o projeto sai do laboratório, vai para fora da Universidade e traz de volta os dados que ele colhe lá, melhoramos a pesquisa aqui dentro”, diz. “O legal das Olimpíadas é que você vai ter um maior fluxo de turistas estrangeiros no Brasil em um mesmo momento, isso facilita nosso trabalho de levantar quais as avaliações sobre são os objetos recomendados”.

Também fazem parte do projeto os pesquisadores Ely Matos, do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO), Margarida Salomão e Meire Lara, do Departamento de Letras da UFJF, além de alunos de graduação e pós-graduação em Linguística e Ciência da Computação.

O m.knob estará disponível pelo link.

Mais informações:

FrameNet Brasil