A capacidade de adaptação às necessidades dos diversos públicos coloca as novas tecnologias à frente da preferência popular para o consumo de notícias. Com o objetivo de acompanhar como os veículos de imprensa têm migrado para os smartphones, a pesquisadora da Faculdade de Comunicação, Telma Johnson, está desenvolvendo o projeto: “Jornalismo em interfaces móveis: mapeamentos transculturais”.

A pesquisa, que se divide em três etapas, busca entender como os veículos tradicionais disponibilizam conteúdo para dispositivos móveis, levando em consideração as rotinas produtivas e como os usuários, principalmente os jovens, o consomem. “Os dispositivos interferem na forma de produção, na linguagem e na recepção da notícia”, comenta Telma.

Publicação

A professora publicou o capítulo “O jornalismo brasileiro em smartphones: mapeamentos iniciais do design e seus usos” no livro “Ferramentas para análise de qualidade no ciberjornalismo (Volume 2: Aplicações)”, que reúne artigos de pesquisadores brasileiros, portugueses e espanhóis. O conteúdo desenvolvido por ela, que é referente à primeira etapa da pesquisa, traz um estudo inicial sobre o modo como os dez jornais mais vendidos do Brasil disponibilizam o layout de seus sites para smartphones.

Essa pesquisa inicial se dividiu em duas partes: análise dos sites em dispositivos móveis e em telas de computador, estabelecendo um comparativo e uma série de testes envolvendo um validador que aponta problemas relacionados às interfaces. O estudo gerou relatórios contendo sugestões de como resolver tais problemas.

A primeira fase foi desenvolvida, em 2014, com alunos de jornalismo da UFJF, que responderam a um questionário com perguntas direcionadas para as experiências com esses sites. “Você sempre tem que olhar a qualidade do ponto de vista da percepção do usuário. ‘Meu jornal é ótimo’, mas pra quem e usando qual dispositivo?”, aponta a professora.

Os resultados obtidos a partir dos dois métodos apresentaram alguns problemas que podem ser prejudiciais para a interação do leitor com o conteúdo. Dentre eles estavam os títulos, que não apresentavam uma prévia objetiva das notícias e isso causava o desinteresse dos leitores. Também havia a disposição do conteúdo em um formato cansativo e a intensa aparição de anúncios, que acabavam, em alguns momentos, dominando o espaço.

Próximos passos

O projeto envolve outras duas etapas que estão em desenvolvimento e procuram acompanhar a evolução das interfaces dos sites e o modo como esse conteúdo é consumido pelos usuários. Além disso, há o objetivo de entender como essa disposição de notícias em smartphones acontece nos grandes veículos de imprensa da Inglaterra, Espanha e Portugal.

O artigo relacionado à segunda fase da pesquisa, denominado “Entre títulos e algorismos: novas práticas editoriais de notícias móveis em jornais brasileiros”, será apresentado no “3º Congresso de Jornalismo para Dispositivos Móveis: Novas Linguagens e Novos Formatos”, nos dias 22 e 23 de novembro deste ano, na Universidade da Beira Interior, em Portugal.