Equipes da Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) atuam nos reparos aos estragos materiais causados pelas fortes chuvas registradas na última quinta-feira, 26. A região da Cidade Alta, onde o campus da UFJF se encontra, foi fortemente atingida: dados da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) apontam que entre 16h e 17h de quinta-feira, só no bairro São Pedro foram registrados 32 milímetros de chuva. Em 24 horas, foram registrados 102 milímetros de chuva em toda a cidade.
Os trabalhos de reparo começaram na tarde de quinta, logo após a tempestade, e seguiram pela noite. Na manhã desta sexta-feira, 27, as ações de reparo e limpeza do campus seguem sendo realizadas e a Proinfra atua no atendimento às requisições das unidades da Universidade. Segundo a pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janezete Aparecida Purgato Marques, diversas unidades acadêmicas e administrativas fizeram pedidos para realização de reparos. “Pedimos aos gestores que enviem as requisições e tenham um pouco de paciência, para que possamos atender a todos. Foi a pior situação do tipo nos últimos anos. Estamos muito empenhados, mas são muitas avarias”, afirma.
Devido à quantidade de danos em telhados da Universidade, a Proinfra irá requerer, se necessário, a contratação emergencial de uma empresa para realizar o reparo desse tipo de estrago. “Engenheiros e técnicos da Universidade saíram a campo com um drone, para fazer o levantamento dos telhados avariados”, explica.
Ainda de acordo com a pró-reitora adjunta, foi montada uma força tarefa com trabalhadores de todas as equipes de manutenção. “Nossa equipe começou os trabalhos ontem e foi até tarde da noite, retirando árvores que impediam a passagem de veículos, árvores caídas em cima de veículos. A equipe atuou para diminuir os impactos emergenciais naquele momento. E nós esperamos o dia amanhecer para seguir com os trabalhos, há uma grande movimentação pelo campus para diminuir ao máximo o desconforto”, afirma.
Na quinta-feira, por conta das quedas de dezenas de árvores, a passagem ficou impedida em espaços como a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) e o Anel Viário, que ficou interditado por 30 minutos. A Proinfra também atuou para liberar os locais. Nesta sexta-feira, 27, apesar dos danos, o funcionamento da UFJF segue normalmente.
A pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão destaca, também, o engajamento das equipes da Proinfra nas ações de reparo aos danos. “Temos a sorte de ter uma equipe muito capacitada. Os engenheiros e arquitetos estão nos ajudando na manutenção. E à equipe da Tekno Sistemas de Engenharia, temos que fazer um agradecimento, porque eles estão trabalhando com muita competência. Além disso, tivemos muitos relatos de danos materiais, mas nenhum de dano físico a pessoas”, salienta Janezete Marques.
Outras informações: (32) 2102-3713 – Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra).