Na manhã desta quarta-feira, 11 de outubro, um superaquecimento de baterias causou um princípio de incêndio no sistema de nobreak do Cine-Theatro Central. A ação rápida dos vigilantes, que perceberam o problema e acionaram imediatamente o Corpo de Bombeiros, foi fundamental para que não se propagasse para outros equipamentos ou demais instalações do teatro.
Após inspeção da equipe de engenharia da UFJF, foi constatado que o princípio de incêndio ficou restrito à Sala Técnica, onde fica instalado o nobreak, equipamento responsável pelo fornecimento de energia de emergência nos casos de falta de energia da Cemig.
O fogo ficou limitado ao rack de baterias, onde duas delas entraram em combustão. O nobreak não foi atingido, bem como nenhum dos outros equipamentos elétricos da Sala Técnica. Foi descartada pelos engenheiros qualquer outra causa para o incidente, que destacaram que a UFJF realiza manutenções preventivas periódicas no Cine-Theatro Central, sendo que a última se deu em 26 de setembro, há menos de um mês.
A Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora ressalta que o Cine-Theatro Central possui AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), certificado de que a edificação cumpre as medidas previstas na legislação estadual vigente de segurança contra incêndio e pânico. Os funcionários do cine-teatro fizeram o Curso de Formação de Brigada do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e estão preparados para agir em qualquer situação, fato que foi decisivo para que o incidente desta manhã tivesse bom termo.