Poesia é do que tratam os livros “A poética de Desver de Manoel de Barros”, de Aline Rodrigues, e “Destruído Está Este Coração”, de Ulisses Belleigoli, ambos com lançamento marcado para esta quinta-feira, 4, às 19h, com entrada franca, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM). Os trabalhos, um de crítica e outro de escrita poética, abordam temas da contemporaneidade e literatura.
“A Poética de Desver de Manoel de Barros”
O livro “A poética de Desver de Manoel de Barros” traz uma leitura moderna dos poemas de Manoel de Barros. Na publicação, a autora fornece chaves de leitura para criar uma relação maior do leitor com a poesia barrosiana. A intenção é fazer o leitor criar outras perspectivas de mundo através do “movimento de afirmação da destruição e do desvio como forças de vida na invenção da liberdade”.
“Destruído Está Este Coração”
Por sua vez, o trabalho de Ulisses Belleigoli traz nuances do universo masculino e quebra com a normalidade de gênero “no qual a voz do poema se desnuda, se descobre e se expõe a um interlocutor, fortemente desejado”. Belleigoli diz também que o livro “tem uma pitada de sensualidade (das sutilezas às sacanagens) e uma outra de
humor (do deboche ao sarcasmo).” Além disso, acredita que possui muito amor, vagando pela fantasia à saudade, e uma boa dose de experiência, seja da dor ou seja do deleite.
O livro surgiu a partir de outra publicação, “Destrua esse diário”, de Keri Smith, que sugere que o leitor interaja com o diário, chegando ao ponto de danificá-lo de maneira permanente. De acordo com Belleigoli, ao ler o livro, o modo que encontrou de destruí-lo foi escrever um poema em cada página.
Outras informações:
MAMM – 3229-9070
Rua Benjamin Constant, 790, Centro